Alckmin diz que Brasil irá ‘cumprir rigorosamente a questão fiscal’

Foto: Alckmin / Agência Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) declarou nesta quarta-feira (27) que o pacote de corte de gastos será anunciado “nos próximos dias” ou “nas próximas horas” e que o Brasil irá “cumprir rigorosamente a questão fiscal”.

“Deveremos ter nos próximos dias, próximas horas, as medidas todas de ajuste fiscal, fazendo cumprimento rigoroso do arcabouço fiscal. O mundo inteiro se endividou por conta da Covid, há de se fazer um esforço grande, e o Brasil vai cumprir rigorosamente a questão fiscal”, afirmou Alckmin, segundo a Exame.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve convocar os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), para apresentar o plano nesta quarta-feira. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), também participará do encontro.

Contudo, a confirmação da reunião ainda precisa ser feita pelo Palácio do Planalto, uma vez que o encontro não consta na agenda oficial do presidente.

Alckmin: governo Lula adotará política fiscal ‘rigorosa’

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB) disse que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adotará uma política fiscal “rigorosa” e cumprirá o arcabouço fiscal. A declaração foi dada a jornalistas em Baku, no Azerbaijão, onde se encontra para a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Alckmin se esquivou de responder sobre o pacote de medidas fiscais que pode ser anunciado nos próximos dias pelo governo. Segundo ele, os detalhes sobre as medidas devem ser concedidos pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Eu participei da reunião na semana passada, na sexta-feira. Reunião muito proveitosa, e o presidente Lula deixou claro que cumprirá rigorosamente o arcabouço fiscal: ou seja, déficit primário zero. É compromisso do governo a questão do arcabouço fiscal”, garantiu Geraldo Alckmin.

Na última semana, após cancelar uma viagem à Europa para tratar os últimos detalhes no pacote fiscal, Haddad disse que o anúncio seria feito, mas isso ainda não aconteceu. Na segunda-feira (11) a noite, o ministro disse que  Lula solicitou a inclusão de mais um ministério nas medidas de corte de gastos, mas sem citar qual.

O post Alckmin diz que Brasil irá ‘cumprir rigorosamente a questão fiscal’ apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.