Burger King usa Pix em ação de marketing e envia R$ 0,01 para clientes e para quem pedir

Após enviar transferências de R$ 0,01 via Pix para os clientes cadastrados em seu programa de fidelidade, o Burger King agora vai enviar também para quem decidir se cadastrar no programa. A ação faz parte de uma campanha de marketing promovida por causa da semana da Black Friday e batizada de “#BKFriday”.

Ao fazer a transferência via Pix, a rede utilizou o campo de mensagem do sistema de transferências instantâneas par enviar uma mensagem sobre a promoção lançada para a Black Friday. O texto explica que quem recebeu o depósito pode comprar dois BK Franguinhos pelo preço promocional de R$0,25. Descontado o valor do Pix recebido, a promoção de quatro nuggets sai por R$ 0,24.

O uso do Pix para uma ação de marketing surpreendeu os clientes cadastrados no programa de fidelidade, que começaram a receber as transferências e mensagens do depósito no sábado, 23.

A partir desta terça-feira, 26, qualquer pessoa que desejar participar da promoção e receber o Pix de R$ 0,01 pode utilizar um QR Code exibido nas redes sociais da marca ou enviar uma mensagem para o número +55 11 94784-2293 e iniciar uma conversa com o chatbot do Burger King no WhatsApp.

O Burger King não divulgou o número transferências em dinheiro que já fez desde o lançamento da campanha. Informou apenas que o Pix de R$ 0,01 foi enviado para “parte” da base com mais de 19 milhões de consumidores inscritos em seu programa de fidelidade, o Clube BK.

Surpresa e críticas nas redes sociais

As primeiras postagens sobre o assunto identificadas, feitas pelos clientes cadastrados no programa de fidelidade, demonstraram surpresa com uma transferência feita pelo BK. Veja alguns exemplos:

Print de post de cliente do Burger King na rede social X (Crédito:Reprodução)
Print de post de cliente do Burger King na rede social X (Crédito:Reprodução)
Print de post de cliente do Burger King na rede social X (Crédito:Reprodução)
Print de post de cliente do Burger King na rede social X (Crédito:Reprodução)

Houve também críticas à rede de restaurantes. Consultor de Branding e Marketing, Marcos Bedendo compartilhou em seu perfil do LinkedIn sua impressão de que a ação de marketing foi “invasiva”. “Já pensou se a moda pega? E você entra no seu extrato bancário e ao invés de conseguir ver suas despesas e receitas você tem 30, 40 ou 50 pix de 1 centavo te mandando mensagens?”, disse.

Ao menos um outro crítico também compartilhou preocupação com os custos da campanha para o Banco Central.

Print de post sobre o Burger King na rede social Linkedin (Crédito:Reprodução)
Print de post sobre o Burger King na rede social X (Crédito:Reprodução)

BK diz que ação está em conformidade com a LGPD

O uso do Pix para ação de marketing pode surpreender, mas desde o lançamento do sistema, a ferramenta é usada também para comunicação e até paquera. Em março, o Banco Central divulgou um aumento de 43% nas transferências por Pix de R$ 0,01 em 2023, em comparação com 2022. A razão atribuída foi exatamente a comunicação através da plataforma.

O Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária (Conar) informou que não recebeu nenhuma reclamação formal sobre a campanha do Burger King. Já o Banco Central, questionado pelo site IstoÉ Dinheiro sobre reclamações e custos da operação, não retornou até o fechamento da matéria. Atualizações serão feitas caso haja resposta.

O Burger King rebateu as críticas e afirmou que a promoção foi, desde sua primeira fase, feita em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Trabalhamos exclusivamente com os dados cadastrados pelos próprios clientes, utilizados com consentimento expresso por meio dos termos e condições aceitos no Clube BK e em total conformidade com a LGPD, assegurando a privacidade e a segurança das informações”, disse, em nota.

“Em uma data como a Black Friday, onde há uma avalanche de mensagens disputando atenção, o ineditismo desta ação trouxe um ‘push’ realmente diferente. O retorno foi amplamente positivo, especialmente porque foi direcionado aos clientes mais assíduos e engajados”, conclui a nota, assinada por Giulia Queiroz, diretora de marketing do Burger King.

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