Rampage 2025 ganha motor 2.2 turbodiesel de 200 cv

Ram Rampage 2025 Big Horn foto Jackson Romanelli Ram Divulgacao

Ram Rampage 2025 Big Horn foto Jackson Romanelli Ram Divulgacao
Modelo da RAM para 2025 foi batizado de Big Horn (Foto: Jackson Romanelli/Ram/Divulgação)

Lançada em junho de 2023, a Rampage vem se destacando nas vendas de picapes intermediárias e atraindo até compradores de médias. Feito em Goiana (PE), o modelo da Ram tinha duas opções de motor 2.0: turbodiesel de 170 cv e a gasolina, de 272 cv, além de bom espaço e ampla lista de itens de série. Agora, a chegada da linha 2025 traz, entre as atualizações, o motor 2.2 turbodiesel inclusive na nova versão de entrada, batizada de Big Horn.

Em síntese, a mudança visa atender as normas do Proconve L8, que regula as emissões de poluentes por veículos de passeio e entra em vigor em janeiro de 2025. Com as mudanças, a Rampage conquistou nota “A” no ranking de consumo, com até 10,6 km/l em ciclo urbano e 13,3 km/l na estrada, segundo dados do Inmetro.

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A boa dirigibilidade e o comportamento dinâmico acertado foram mantidos na linha 2025. Após algumas voltas ao volante da versão Rebel no Circuito Panamericano, no interior de São Paulo, o novo motor 2.2 mostrou muito fôlego, graças aos 200 cv de potência às 3.500 rpm e aos 45,9 mkgf de torque a partir dos 1.500 giros.

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Motor 2.2, segundo a RAM, faz modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos (com o motor 2.0, eram 10,9 s) (Foto: Jackson Romanelli/Ram/Divulgação)

Também contribui com isso o câmbio automático de nove marchas, que recebeu diferencial 14% mais longo. Segundo a Ram, isso permite aproveitar melhor a rotação do motor em diferentes velocidades.

Com o pé embaixo, ficou claro o ganho de desempenho com o conjunto mecânico renovado. A Rampage responde rapidamente e mostra agilidade nas acelerações e retomadas de velocidade mesmo em giro baixo. As trocas de marcha ficaram mais diretas e mantém a rotação constante.

Conforme a marca, agora a picape acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos (com o motor 2.0, eram 10,9 s). A velocidade máxima aumentou de 186 km/h para 196 km/h.

Entretanto, a pista estava bastante travada, repleta de cones e com placas nas curvas indicando a velocidade máxima de segurança Afinal, estávamos no hábitat de carros de competição, e não de um utilitário com caçamba.

Estabilidade

Mesmo sem tanta liberdade para acelerar forte, deu para conferir o bom acerto dinâmico da Rampage. Evidentemente, a carroceria rola mais em curvas que veículos de passeio. Mesmo assim, o conforto a bordo é notável.

Ponto para a suspensão dianteira do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Atrás, o sistema é independente, multibraço, e também tem barra estabilizadora. Além disso, na linha 2025 todas as versões da picape com motor a diesel têm rodas de 17 polegadas calçadas com pneus 235/65 R17.

Contribui com a sensação de conforto o bom isolamento acústico, que permite aos ocupantes manter conversas sem precisar subir o tom de voz. Dá para ouvir o motor trabalhando, mas isso não chega a incomodar quem está a bordo.

A avaliação incluir trechos fora do asfalto. Nesses, a nova Rampage pareceu estar ainda mais em casa.

Além disso, passamos por pontos como “caixas de ovos” e “costela”. Também vencemos desafios como imersão na água e inclinação lateral sem nenhum tipo de susto.

A Ram tem tração 4X4 sob demanda com modo reduzida e controle de descida em rampa (HDC), que torna desnecessário o uso dos pedais A picape mantém ou reduz automaticamente a aceleração, conforme a necessidade.

Aliás, a Rampage é repleta de recursos de assistência à condução O carro avaliado, da versão Rebel, a R$ 259.990, tinha controlador de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de saída involuntária de faixa, de detecção de tráfego cruzado atrás e de ponto cego. Bem como aviso de risco de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência também.

A ampla lista de equipamentos inclui, ainda, ar-condicionado digital com duas zonas e saídas traseiras, banco do motorista com ajustes elétricos, assentos revestidos de couro sintético, sete air bags, carregador de celular sem fio, câmera atrás e seis portas USB, além de freio de estacionamento eletrônico. O quadro de instrumentos é digital de 10,3 polegadas e a central multimídia tem tela de 12,3″, além de conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem uso de cabo.

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(Foto: Jackson Romanelli/Ram/Divulgação)

Ram Rampage Rebel 2025

Preço sugerido R$ 259.990

Motor 2.2, 4 cill., 16V turbodiesel

Potência 200 cv a 3.500 rpm

Torque 45,9 a 1.500 rpm

Câmbio Automático, 9 m.

Tração 4×4 por demanda

Comprimento 5,03 metros

Largura 1,89 metro

Entre-eixos 2,99 metros

FONTE: RAM

Prós & Contras

Prós: Motor

Além de ter 30 cv a mais que o antigo 2.0, novo 2.2 é econômico, silencioso e casa bem com o câmbio de nove marchas;

Contras: Preço

A versão Rebel é R$ 40 mil mais cara que a Ranger Black, por exemplo, que é média.

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