Ibovespa fecha em alta com apoio da Vale (VALE3); dólar sobe

Ibovespa
Ibovespa Foto: Canva / Ibovespa

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta terça-feira (19) com  alta de 0,34%, aos 128.197,25 pontos. O dólar comercial subiu 0,36%, a R$ 5,76.

Nesta sessão pré-feriado, o Ibovespa seguiu com baixa liquidez, como no pregão anterior, também sem previsão de dados importantes a serem divulgados. O radar do mercado foi marcado pelas commodities em queda, com Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3) destoando.

Na linha das commodities, os preços internacionais do petróleo oscilaram durante todo o dia, com apreensões sobre um aumento de tensão na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, após o presidente Joe Biden ter autorizado o país aliado a utilizar seus mísseis de longo alcance, que podem chegar à nação russa.

Já o minério de ferro subiu, levando consigo as ações da Vale, que ajudaram a manter o índice brasileiro em alta.

Além disso, a divulgação do pacote fiscal, prometido para depois da realização do G20, que termina nesta terça-feira, segue pressionando o Ibovespa.

“Amanhã é feriado, então aqui o mercado fica morto e todo mundo segue na expectativa desse pacote, que é muito importante. Os mercados seguem estressados quanto a isso”, disse Fernando Bresciani, analista de investimentos do Andbank.

A queda dos juros futuros também ajuda setores que se beneficiam disso, como construção e consumo, explicou o economista, planejador financeiro e fundador da Eu me banco, Fábio Louzada.

“Com isso, temos alta de MRV, Even, Eztec e Vamos. Já a Cemig sobe com os investidores ainda repercutindo de forma positiva uma possível privatização da empresa”, afirmou o economista.

A São Martinho (SMTO3) também subiu após a elevação da recomendação de compra com o preço-alvo R$ 33”, disse.

Outra queda de destaque do índice hoje é da Embraer (EMBR3), ressaltou Louzada. Isto por que o banco suíço UBS BB rebaixou a recomendação para os papéis de “neutro” para “venda”.

A Vamos (VAMO3) liderou os ganhos do Ibovespa, avançando 4,66%. Logo atrás, BRF (BRFS3) e Natura (NTCO3) registraram altas de 3,74% e 3,25%, respectivamente.

Já na ponta negativa, Asai (ASAI3) liderou as perdas, caindo 3,06%. Em seguida, vieram Embraer (EMBR3) e Rede D’Or (RDOR3), com perdas de 2,19% e 2,17%.

Altas e Baixas do Ibovespa: petroleiras recuam forte

No setor petrolífero, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) recuaram 1,28% e 1,05%, respectivamente. Prio (PRIO3) desvalorizou 1,07%.

Entre as mineradoras e siderúrgicas, a Vale (VALE3) subiu 0,23%. Gerdau (GGBR4) registrou baixa de 0,05%. Usiminas (USIM5) valorizou 0,16%.

No setor bancário, Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3) operaram com alta de 0,90% e 0,54%, respectivamente. Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) seguiram comvalorização 0,73% e desvalorização 0,04%, em sequência.

Entre as varejistas, Magazine Luiza (MGLU3) subiu 1,63%. As ações das Lojas Americanas (AMER3) recuaram 1,05%. Casas Bahia (BHIA3) desvalorizou 2,75%.

Índices do exterior fecharam sem direção única

Os principais índices europeus tiveram desempenhos negativos nesta terça-feira (19). O índice DAX, de Frankfurt, desvalorizou 0,67%, enquanto o CAC 40, de Paris, recuou 0,67%. Já o índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 0,43%. 

Em Wall Street, os índices S&P 500 e Nasdaq recuaram 0,40% e 1,04%, respectivamente. Já o Dow Jones caiu 0,28%.

O post Ibovespa fecha em alta com apoio da Vale (VALE3); dólar sobe apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.