Preços do petróleo oscilam visando as tensões geopolíticas no radar

Brava Energia
Petróleo / Foto: Freepik

Após os ganhos na sessão de segunda-feira (18), os preços do petróleo operam em queda nesta terça-feira (19), enquanto o aumento nas tensões geopolíticas segue no radar, pois há uma preocupação de escalada na guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Por volta das 13h30 (horário de Brasília), o petróleo Brent, a referência global de preços, para entrega em janeiro caiu 0,03% a US$ 73,28 por barril. Já o petróleo WTI para dezembro valorizou brevemente 0,04% a US$ 69,20.

O contexto na guerra entre a Rússia e a Ucrânia começou a elevar a tensão após o presidente dos EUA, Joe Biden, autorizar o uso de seus mísseis de longo alcance pela Ucrânia, artefatos que podem atingir a Rússia, diz o IG, em relatório.

Conforme informações do IG, os preços do petróleo avançaram ontem devido às crescentes preocupações com o fornecimento, visto que um corte de energia em terra no campo petrolífero Johan Sverdrup da Noruega, o maior da Europa Ocidental, ameaçou que a produção fosse interrompida.

Petróleo: estoques dos EUA sobem 2,149 milhões de barris

Os estoques de petróleo nos EUA registraram alta de 2,149 milhões de barris, alcançando 427 milhões de barris na semana encerrada em 1º de novembro de 2024. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (6) pelo DoE (Departamento de Energia norte-americano).

O resultado superou as expectativas do mercado, que aguardava números apontando para a estabilidade nos estoques de petróleo.

Os estoques de gasolina, por sua vez, avançaram 412 mil barris, para 211,28 milhões de barris, enquanto a projeção era de uma queda de 900 mil barris.

Já os destilados registraram aumento de 2,947 milhões de barris, totalizando 114,809 milhões de barris, contrariando as estimativas de queda de 300 mil barris.

A taxa de utilização da capacidade das refinarias, segundo o InfoMoney, subiu para 90,5%, acima da projeção de 89,4%.

O post Preços do petróleo oscilam visando as tensões geopolíticas no radar apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.