
Talvez, em algum momento na vida, você provavelmente já se questionou quem é a figura feminina que aparece nas cédulas de real e de onde ela veio.
Essa representação de uma mulher, que lembra uma escultura, é uma homenagem à República do Brasil e tem suas raízes na história da Revolução Francesa. Vamos entender mais a seguir?
Rosto na nota de real: desvendando a história
Representação de Marianne na pintura de Eugène Delacroix, chamada a ‘A Liberdade guiando o povo’ – Imagem: Wki Common/Reprodução
A figura feminina presente nas cédulas brasileiras se assemelha a um símbolo francês chamado Marianne.
Durante a Revolução Francesa, Marianne foi adotada como o rosto da ‘liberdade, igualdade e fraternidade’, lema com os valores fundamentais da revolução e, posteriormente, da República francesa.
Esta representação alegórica foi inspirada em uma das obras mais famosas da história, ‘A liberdade guiando o povo’, de 1830, pintada por Eugène Delacroix e exposta no Museu do Louvre, em Paris.
Além das cédulas brasileiras, Marianne também já ilustrou as moedas francesa e portuguesa. Em Portugal, a república também escolheu esse símbolo para representar sua identidade.
Em diferentes países, a presença de uma figura ou efígie nas notas é uma prática comum. Nos Estados Unidos, por exemplo, as notas têm o rosto de figuras históricas como George Washington e Benjamin Franklin.
Sem liberdade para notas antigas
Recentemente, o Banco Central do Brasil anunciou o recolhimento das cédulas da primeira família do real, que tem mais de 30 anos de circulação.
Tal medida tem como objetivo aumentar a segurança das transações financeiras, já que as notas da segunda família do real possuem mais dispositivos de segurança e melhores condições físicas.
As notas mais recentes, em circulação desde 2010, apresentam tamanhos diferentes de acordo com seu valor, sendo a cédula de R$ 200 a mais recente, implementada em 2020.
Apesar do recolhimento das cédulas antigas, elas continuam tendo valor financeiro e podem ser utilizadas normalmente.
Se você ainda possui notas da primeira família do real, não se preocupe, pode usá-las normalmente. Quando elas chegarem a uma instituição financeira, esta vai encaminhá-las ao Banco Central.
Portanto, a figura de Marianne nas notas brasileiras é uma homenagem à República e aos valores dela: liberdade, igualdade e fraternidade.
Tal representação feminina, inspirada na Revolução Francesa, faz parte da história e identidade do Brasil, sendo uma marca presente em nosso dinheiro do dia a dia.
O post De quem é o rosto estampado nas notas de real? apareceu primeiro em Capitalist.