Mídias tradicionais de Portugal trocam de mãos

O Global Media Group, como era conhecido, não existe mais. O Jornal de Notícias, Jornal de Notícias História, os sites NTV e Delas, Notícias Magazine, O Jogo, Volta ao Mundo, Evasões e a TSF agora fazem parte da Notícias Ilimitadas, liderada por Domingos de Andrade. A Global Media, por sua vez, reterá apenas o Diário de Notícias, Açoriano Oriental, Men’s Health, Women’s Health e o Dinheiro Vivo, que deverá passar a ter um novo formato. A informação é de agências internacionais.

O novo grupo, Notícias Ilimitadas, incorporou aproximadamente 190 funcionários dos títulos adquiridos, além dos 68 trabalhadores da TSF. Para a rádio, a empresa comprará 90% da companhia, mantendo todos os funcionários, resultando em um total de 267 colaboradores na nova entidade.

A Ilíria, do empresário Alexandre Bobone, é a maior acionista individual da nova empresa com 35%, após adquirir a participação de 25% da OTI Investimentos, anteriormente detida por Diogo Freitas. A Parsoc detém 30%, Domingos de Andrade 20% e a Mesosytem 15%. Os atuais donos da Global Media manterão 30% da nova estrutura, enquanto uma cooperativa de jornalistas a ser criada terá 9% de participação.

Domingos de Andrade assumirá a liderança da Notícias Ilimitadas como administrador executivo, com um representante da Global Media e três indicados pelo consórcio fundador compondo a administração do novo grupo.

Grupo de mídia tradicional de Portugal

O memorando de entendimento que viabilizou essa reestruturação foi assinado no início de fevereiro, já incluindo a TSF na Notícias Ilimitadas. Marco Galinha, José Pedro Soeiro e Kevin Ho, que possuem 74,45% do Global Media Group, continuarão vinculados à nova sociedade, que ficará com 90% da TSF, que foi adquirida por mais dois milhões de euros.

A Global Media, agora composta apenas pelo Diário de Notícias, Açoriano Oriental, Men’s Health, Women’s Health e Dinheiro Vivo, será liderada por Vítor Coutinho, responsável pelos setores financeiro, recursos humanos, patrimônio, serviços gerais e Direção de Documentação e Informação. Diogo Queiroz de Andrade gerenciará as áreas editorial, digital, inovação, DTSI (Direção de Tecnologias e Sistemas de Informação), Global Imagens e comunicação institucional. Mafalda Campos Forte assumirá o setor comercial.

(Com Agências Internacionais).

O post Mídias tradicionais de Portugal trocam de mãos apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.