Bluesky promete não treinar IA com posts dos usuários

Em um movimento significativo para o cenário das redes sociais, o Bluesky tomou uma posição clara em relação ao uso de inteligência artificial (IA), anunciando que não utilizará as postagens de seus usuários para treinar sistemas de inteligência artificial generativa.

A declaração, feita na última sexta-feira (15), surge em um momento estratégico, coincidindo com a implementação dos novos termos de serviço do X (antigo Twitter), que agora permitem que parceiros externos treinem seus sistemas de IA usando conteúdo dos usuários.

Diversos artistas e criadores encontraram seu espaço no Bluesky, e nós ouvimos suas preocupações em relação a outras plataformas que usam seus dados para treinar IA“, afirmou a empresa em comunicado oficial.

Leia mais:

  • IA do X critica Musk e o aponta como principal disseminador de fake news na rede
  • WhatsApp agora mostra rascunho de mensagens esquecidas
  • Donald Trump vai tentar reverter banimento do TikTok nos EUA

Bluesky usa IA para moderação de conteúdo

Conteúdo Relacionado
Threads feed / threads posts / threads feeds

Mais completo!

Meta testa feeds personalizados no Threads

A plataforma descentralizada esclareceu que, embora utilize inteligência artificial internamente para auxiliar na moderação de conteúdo e proteger moderadores humanos de conteúdos nocivos, essas ferramentas não são sistemas generativos treinados com material dos usuários.

O mesmo se aplica aos algoritmos que alimentam o feed Discover da plataforma, que também utilizam IA, mas sem aproveitar o conteúdo dos usuários para treinamento de modelos generativos.

A porta-voz Emily Liu reconheceu que o arquivo robots.txt da plataforma não impede que empresas como OpenAI e Google coletem dados do site, mas afirmou que a empresa está discutindo ativamente maneiras de garantir que organizações externas respeitem o consentimento dos usuários.

Bluesky vem em constante crescimento

O anúncio vem em um momento de crescimento expressivo para a Bluesky, que ultrapassou a marca de 15 milhões de usuários na última quarta-feira, após adicionar mais de um milhão de novos cadastros em apenas uma semana.

Segundo dados da empresa de análise web SimilarWeb, o aumento coincide com um pico de desativações no X. Somente no dia 7 de novembro, mais de 115 mil visitantes americanos desativaram suas contas na plataforma de Elon Musk, um recorde desde que o empresário assumiu o comando.

O tráfego web e o número de usuários ativos diários do Bluesky aumentaram significativamente na semana anterior às eleições americanas, mantendo o crescimento após o dia da votação, indicando uma possível migração de usuários insatisfeitos com outras redes sociais.

Conteúdo Relacionado
DJI Avinox bike Action 5 Pro

TUDO CONECTADO

DJI conecta bike, câmera de ação, celular e drone

Fonte: Bluesky

Adicionar aos favoritos o Link permanente.