Quase 3 anos após deslizamento, rua segue interditada na Zona Leste

deslizamento na Rua João Luzia/obras

deslizamento na Rua João Luzia
Moradores temem novo deslizamento na Rua João Luzia; PJF anuncia licitação para obras em dezembro (Foto: contribuição do leitor)

Há quase três anos, moradores do Bairro Três Moinhos, na Zona Leste de Juiz de Fora, convivem com os transtornos causados por um deslizamento de terra na Rua João Luzia, que levou parte da via abaixo. A ocorrência ligada às chuvas, no início de 2022, deixou a encosta exposta, colocando em risco centenas de famílias na região. Uma lona segue no local para evitar a infiltração de água no barranco, mas a população cobra uma solução definitiva, já que o trecho segue interditado, assim como algumas casas abaixo. O medo aumenta neste período chuvoso, quando o solo costuma ficar mais instável, podendo levar a outros escorregamentos.

“Em janeiro de 2022 houve um desmoronamento na Rua João Luzia, e sempre quando chove acumula muita água na rua acima. Nós moradores estamos preocupados com o risco de uma tragédia. Já fiz vários protocolos no Diga e não obtive resposta”, declarou o presidente André Duque, 45 anos.

Ainda segundo ele, sempre houve coleta de lixo na via, mas, devido ao deslizamento, os moradores, muitos deles idosos e com deficiências, desde o ocorrido têm que ir até outra rua na parte baixa para levar seus lixos, dificultando ainda mais a vida dos residentes naquela área. Com deficiência visual devido a diabetes e com rins transplantados, André é uma das pessoas que passaram a encontrar mais empecilhos no dia a dia por conta da rua obstruída.

Outra moradora, que preferiu não se identificar na reportagem, contou que no começo interditaram a via com defensa metálica, mas a mesma foi retirada, possivelmente por populares. “Mesmo com a rua nesse estado, continua a movimentação de carros, até grandes, como caminhões, que já danificaram o asfalto e as calçadas das casas, fazendo com que a água da chuva entre na terra, provocando rachaduras que poderão vir a causar novo deslizamento de terra, prejudicando todos os moradores daquela rua.”

  • LEIA TAMBÉM: JF tem 37 favelas e comunidades urbanas, segundo o IBGE

Questionada sobre a situação, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) garantiu que a Defesa Civil realiza o monitoramento recorrente na Rua João Luzia, no Três Moinhos. “A rua está interditada, assim como as casas abaixo da via. Uma lona vinílica foi instalada no local para evitar que a água da chuva encharque mais o solo desestabilizado.”

A PJF acrescentou que, além disso, selou as trincas presentes na via para impedir a infiltração de água, como medida preventiva. A solução definitiva para o problema também está próxima, conforme a Prefeitura: “O recurso para a realização da obra na Rua João Luzia já foi captado pela Defesa Civil, a licitação já foi marcada para início de dezembro e, na sequência, as obras serão iniciadas”, anunciou o Executivo.

  • LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui

O post Quase 3 anos após deslizamento, rua segue interditada na Zona Leste apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.