Haddad: pacote fiscal está fechado com o presidente Lula

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
(Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), confirmou neste domingo (17) que o pacote de cortes de gastos está fechado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que o anúncio oficial ocorrerá em breve.

“Está fechado com o presidente o conjunto de medidas. Nós vamos anunciar brevemente, porque está faltando a resposta de um ministério”, afirmou Haddad em entrevista à CNBC.

Questionado sobre qual seria o ministério pendente, o ministro revelou: “O Ministério da Defesa. Nós tivemos boas reuniões com o ministro (José Múcio) e com os comandantes das forças”. A informação foi divulgada pelo “Broadcast”.

Segundo Haddad, o presidente Lula orientou que o pacote aproveitasse o momento para corrigir distorções que possam comprometer a credibilidade do arcabouço fiscal. “O objetivo é que o Brasil continue crescendo com sustentabilidade. Porque, se você tiver distorções, o arcabouço fiscal pode perder credibilidade e o pessoal falar: olha, o governo está saindo do acordado.”

O pacote fiscal tem sido acompanhado de perto pelos investidores, sendo um fator de instabilidade para o Ibovespa, que reflete as expectativas em torno das medidas de contenção de gastos e sustentabilidade econômica.

Haddad entra na lista dos 100 líderes climáticos mais influentes

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), foi eleito um dos 100 líderes climáticos mais influentes nos negócios em 2024 pela revista Time, figurando na categoria “Titãs” ao lado de personalidades como Ajay Banga, presidente do Banco Mundial, e Bill Gates.

Haddad é o único brasileiro na lista e destacou à revista a importância de considerar a conexão entre o clima e as finanças internacionais: “É impossível enfrentar o desafio climático sem olhar para sua conexão íntima com as finanças internacionais”, afirmou.

Conforme informações do Valor, o plano climático de Haddad busca demonstrar que é possível conciliar uma agenda ambiciosa de sustentabilidade com uma agenda econômica produtiva. Essa mensagem será reforçada pelo Brasil durante a presidência do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro na próxima semana, e na COP30, marcada para 2025, em Belém.

O post Haddad: pacote fiscal está fechado com o presidente Lula apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.