Ibovespa: semana de agenda fraca dá destaque a balanço da Nvidia (NVDC34)

bolsas
Mercados globais/ Foto: pexels

O Ibovespa terá a semana entre os dias 17 e 22 de novembro marcada por uma agenda econômica mais enxuta, com poucos indicadores de peso. Com o fim da temporada de balanços no Brasil e nos EUA, o destaque internacional será o resultado trimestral da Nvidia (NVDC34), previsto para ser divulgado durante uma semana.

No cenário doméstico, a reunião do G20, que acontece no Rio de Janeiro na segunda-feira (18) e na terça-feira (19), está entre os eventos principais. Com a chegada de chefes de Estado ao Brasil, o anúncio oficial do pacote fiscal do governo pode ser divulgado mais tardiamente. Segundo Leandro Manzoni, analista de economia do Investing, “a probabilidade é que o anúncio ocorra apenas na semana seguinte”.

Conforme declarado recentemente pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), as novas medidas devem alinhar os gastos dos ministérios às regras do arcabouço fiscal.

No cenário internacional, um dos eventos relevantes será o discurso de Austan Goolsbee, presidente do Federal Reserve de Chicago, na segunda-feira (18). No domingo (17), a China divulgará números de investimento estrangeiro. Dados de inflação ao consumidor na zona do euro sairão na terça-feira (19), enquanto na quinta-feira (21) serão divulgados o número de pedidos de seguro-desemprego nos EUA. A semana terminou com a divulgação de dados de inflação nos EUA na sexta-feira (22).

Como o mercado se comportou entre 11 e 15 de novembro

Entre os dias 11 e 15 de novembro, o Ibovespa viu o cenário econômico brasileiro enfrentar desafios e ser resiliente. O Boletim Focus elevou a projeção da inflação para 2024, para 4,62%, acima do teto da meta do Banco Central, indicando que a taxa Selic deve se manter elevada. Entretanto, a atividade econômica apresentou sinais positivos: o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) registrou crescimento de 0,8% em setembro, superando as expectativas e acumulando alta de 3,3% no ano.

“O crescimento do terceiro trimestre foi de 1,1%, revelando uma recuperação mais forte no final do ano, mas com riscos de pressão inflacionária”, comentou Jefferson Laatus, chefe-estrategista do Grupo Laatus.

Nos Estados Unidos, o índice de preços ao consumidor (IPC) de outubro subiu 0,2% em relação a setembro, em linha com as expectativas. Asssim, levantaram-se os receios quando aos próximos corte nas taxas de juros pelo Fed.

Por fim, outro destaque internacional foi a nomeação de Elon Musk pelo presidente eleito Donald Trump para chefiar o novo Departamento de Eficiência Governamental. “O Departamento fornecerá conselhos externos para promover reformas estruturais em larga escala”, anunciou Musk, segundo o G1.

Ibovespa da semana

  • Segunda-feira (11): +0,03%
  • Terça-feira (12): -0,14%
  • Quarta-feira (13): +0,03%
  • Quinta-feira (14): +0,05%
  • Sexta-feira (15): Feriado da Proclamação da República
  • Semana: -0,03%

O post Ibovespa: semana de agenda fraca dá destaque a balanço da Nvidia (NVDC34) apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.