Final Cut Pro 11 chega com edição de vídeos espaciais e recursos de IA

A Apple revelou hoje Final Cut Pro 11 para macOS, bem como atualizações poderosas para o Final Cut Pro para iPad e o Final Cut Camera.

Oferecendo novas ferramentas, o Final Cut Pro 11 também suporta a importação e a edição de vídeo espacial (que pode ser gravado com os iPhones 15 Pro/15 Pro Max, iPhones 16 e com a nova lente da Canon) diretamente para o Apple Vision Pro, permitindo que editores importem suas filmagens e adicionem efeitos, façam correções de cores e aprimorem seus projetos. A posição de profundidade dos títulos e filmagens capturadas também pode ser ajustada durante o processo de edição

Em termos de inteligência artificial, no Final Cut Pro 11, os editores podem acessar duas ferramentas totalmente novas: a máscara magnética (Magnetic Mask) e a a transcrição para legendas (Transcribe to Captions).

Com a primeira, os editores podem isolar facilmente pessoas e objetos em um videoclipe sem a necessidade de uma tela verde, fornecendo flexibilidade adicional para personalizar fundos e ambientes. Os editores também podem combinar a função com correção de cor e efeitos de vídeo, permitindo que eles controlem e estilizem cada projeto com precisão.

A segunda, por sua vez, gera automaticamente legendas legendas do áudio falado na linha do tempo, com um poderoso modelo de linguagem de IA feito para ser veloz e preciso (isso, porém, requer um Mac com Apple Silicon e macOS Sequoia ou posterior) usando um modelo de linguagem grande treinado pela Apple que transcreve áudio falado.

Ademais, o Final Cut Pro ganhou novas ferramentas de edição avançadas para ajudar a simplificar ainda mais os fluxos de trabalho criativos e economizar tempo:

  • Linha do tempo magnética: oferece uma maneira fluida de cortar e editar um projeto. Os editores podem adicionar e reorganizar clipes perfeitamente, fazendo ajustes enquanto mantêm o vídeo e o áudio perfeitamente sincronizados.
  • Edição multicâmera: os usuários podem sincronizar instantaneamente vários ângulos de um projeto e alternar entre as tomadas durante a reprodução. Novas opções de atalho de teclado permitem que os usuários ajustem a visualização de sua linha do tempo e reposicionem clipes.

Eis as notas de liberação do Final Cut Pro 11:

Notas de liberação do Final Cut Pro 11

O Final Cut Pro 11 está mais rápido e inteligente do que nunca. Use ferramentas aprimoradas de IA, trabalhe mais rápido com melhorias de fluxo de trabalho e edite vídeo espacial.

  • Tenha mais liberdade criativa com a revolucionária máscara magnética auxiliada por IA e isole pessoas, objetos e formas em qualquer filmagem sem uma tela verde ou processos demorados de rotoscópio.
  • Use a transcrição para legendas para criar automaticamente legendas do áudio falado na linha do tempo, com um poderoso modelo de linguagem de IA feito para ser veloz e preciso (requer um Mac com Apple Silicon e macOS Sequoia ou posterior).
  • Importe e edite clipes de vídeo espacial do Apple Vision Pro ou iPhone 15 Pro ou posterior, adicione títulos, correção de cor e efeitos, e compartilhe projetos espaciais cativantes que podem ser vistos no Apple Vision Pro (requer um Mac com Apple Silicon).
  • Reduza a bagunça no navegador com a ocultação automática dos clipes originais ao criar clipes sincronizados ou clipes multicâmera.
  • Use o zoom vertical para ajustar a altura de clipes na linha do tempo.
  • Acelere seu fluxo criativo com novos efeitos de PIP e balão explicativo.
  • Crie revelações visuais incríveis com as novas transições modulares.
  • Aumente a eficiência com novos atalhos de teclado para tarefas comuns no navegador e na linha do tempo.
  • Instale extensões de mídia de terceiros para ter compatibilidade com a reprodução e edição de mais formatos de vídeo (requer macOS Sequoia ou posterior).

Também foram atualizados o Compressor e o Motion, cujas notas de liberação são as seguintes:

Notas de liberação do Compressor 4.9

O Compressor 4.9 inclui os seguintes aprimoramentos:

  • Transcodifique arquivos de vídeo estereoscópico em vídeo espacial para edição no Final Cut Pro e reprodução no Apple Vision Pro.
  • Exporte arquivos com codificação de vídeo espacial para o app Fotos para compartilhar automaticamente no Apple Vision Pro.
  • Crie facilmente codificações de 90, 100 ou 120 fps com novos pré‑ajustes de exportação.
  • Instale extensões de mídia de terceiros para ter compatibilidade com a reprodução de mais formatos de vídeo (requer macOS Sequoia ou posterior).
Notas de liberação do Motion 5.9

O Motion 5.9 inclui os seguintes aprimoramentos e correções de erros:

  • Instale extensões de mídia de terceiros para ter compatibilidade com a reprodução e composição de mais formatos de vídeo (requer macOS Sequoia ou posterior).
  • Inclui melhorias de estabilidade e desempenho.

Ainda para o Mac, o iMovie também recebeu uma atualização (versão 10.4.3), a qual inclui apenas melhorias de estabilidade e desempenho.

Final Cut Pro para iPad

Agora na versão 2.1, o Final Cut Pro para iPad traz recursos como o efeito Aprimorar Luz e Cor, uma maneira inteligente de melhorar a cor, o equilíbrio de cores, o contraste e o brilho em vídeos ou imagens estáticas — com otimização para mídia codificada em SDR 1, HDR 2, RAW e Log.

Com o feedback tátil do Apple Pencil Pro e do Magic Keyboard, os usuários sentirão uma vibração ao cortar clipes, mover mídia, navegar na linha do tempo e redimensionar clipes do visualizador para pontos de ajuste.

Outras melhorias no fluxo de trabalho incluem um novo gesto de pinça que pode expandir ou minimizar a altura do clipe na linha do tempo; a capacidade de ajustar dinamicamente o tamanho e a posição do visualizador no modo Picture in Picture (PiP); e suporte de linha do tempo para gravações a 90 frames per second, 100fps e 120fps nos iPhone 16 Pro/16 Pro Max.

Ademais, novas opções do recurso Live Drawing no iPad permitem que os usuários adicionem ainda mais animações aos vídeos. Por fim, a biblioteca de conteúdo também foi expandida com novas transições modulares, predefinições de gradação de cores e trilhas sonoras dinâmicas.

Notas de liberação do Final Cut Pro para iPad 2.1

O Final Cut Pro para iPad 2.1 inclui os seguintes recursos e aprimoramentos:

  • Melhore automaticamente a cor, balanço de cores, contraste e brilho de vídeos ou imagens estáticas com o novo efeito Aprimorar Luz e Cor, baseado em aprendizado de máquina.
  • Adicione aos vídeos animações personalizadas de Desenho ao Vivo com novas cores de aquarela, giz de cera, caneta tinteiro e linha contínua.
  • Realce o visual com novos efeitos de reenquadramento, adicione sobreposições de vídeo com transições modulares e refine o conteúdo com ainda mais predefinições de graduações de cores e trilhas sonoras.
  • Edite mídias com taxas de quadros altas e compatibilidade de linha do tempo para ajustes de 90, 100 e 120 fps.
  • Usufrua do retorno tátil instantâneo enquanto você edita e navega por seus projetos com o Apple Pencil Pro.
  • Aumente a eficiência com novos atalhos de teclado para tarefas comuns no navegador e na linha do tempo.
  • Ajuste dinamicamente o tamanho e a posição do visor no modo PIP.

Final Cut Camera

Já o Final Cut Camera 1.1 traz controles profissionais intuitivos, bem como a capacidade de capturar vídeo HEVC codificado em Log para que os usuários possam aproveitar a faixa dinâmica do formato enquanto se beneficiam de tamanhos de arquivo reduzidos e ainda mais tempo de gravação.

O Final Cut Camera também permite que os usuários habilitem uma visualização LUT durante a gravação em Log, exibindo a vibração da cena original em SDR ou HDR com o Apple Log LUT. Com os iPhones 16 Pro/16 Pro Max, os usuários podem fazer filmagens 4K a 120fps, importá-las para o Final Cut Pro para iPad e começar a edição.

Um novo nível avançado ajuda os usuários a compor fotos com precisão com indicadores de rotação e inclinação e, para fotos de cima para baixo, o Final Cut Camera apresenta um indicador de posição.

Notas de liberação do Final Cut Camera 1.1

O Final Cut Camera 1.1 inclui os seguintes recursos e aprimoramentos:

  • Para pré-visualizar seu vídeo Log em SDR ou HDR com a vibração da cena original, ative o Apple Log LUT durante a gravação. (Requer iPhone 15 Pro ou posterior.)
  • Grave em Log e HEVC para obter mais flexibilidade e intervalo dinâmico combinados com tamanhos de arquivo menores. (Requer iPhone 15 Pro ou posterior.)
  • Para criar vídeos com precisão, use o nível com indicadores de inclinação e giro ou miras para filmar de cima.
  • Capture gravações em 4K de alta qualidade até 120 fps com o iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max.

As novas versões do Final Cut Pro para Mac, do Final Cut Pro para iPad e do Final Cut Camera já estão disponíveis para download. Enquanto o primeiro custa R$1.500, os dois últimos podem ser baixados gratuitamente.

Além disso, o Final Cut Pro 11 requer minimamente o macOS 14.6, 8GB de memória (16GB são recomendados) e 6GB de espaço em disco disponível; alguns recursos exigem, vale notar, um Mac com Apple Silicon rodando pelo menos o macOS Sequoia 15.

Já o Final Cut Pro para iPad 2.1 requer um iPad com chip M1 ou posterior ou um iPad mini (A17 Pro) com iPadOS 17.6 ou posterior. Por fim, o Final Cut Camera requer iPhone ou iPad com iOS/iPadOS 17.6 ou posterior.

Notas de rodapé

1    Standard dynamic range, ou faixa dinâmica padrão.
2    High dynamic range, ou grande alcance dinâmico.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.