Haddad se reúne com Lira para apresentar revisão de gastos

Fernando Haddad e Arthur Lira / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), terá uma reunião com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (13) para apresentar as medidas da revisão de gastos planejada pelo governo federal.

No Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, na manhã desta quarta.

O governo está tentando agilizar o anúncio das medidas de revisão de gastos o mais rápido possível, após incômodo do mercado com a demora de três semanas do governo para um anúncio.

Uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) deve ser enviada ao Congresso Nacional junto com uma lei complementar para pôr em prática o pacote fiscal. 

Por essa razão, Lula quer ouvir os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) antes de qualquer anúncio.

As discussões estão em fases finais, segundo Haddad, que também indicou que Lula pediu a inclusão de mais um ministério na lista de cortes.

O ministério que deve entrar no pacote é o da Defesa, de acordo com apuração da “CNN Brasil”. 

Na manhã desta quarta, Haddad se reuniu com o ministro da Defesa, José Múcio, e com os comandantes das três Forças.

Além deles, estiveram na reunião com Haddad o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dário Durigan, e o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.

Haddad entra na lista dos 100 líderes climáticos mais influentes

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), foi eleito um dos 100 líderes climáticos mais influentes nos negócios em 2024 pela revista Time, figurando na categoria “Titãs” ao lado de personalidades como Ajay Banga, presidente do Banco Mundial, e Bill Gates.

Haddad é o único brasileiro na lista e destacou à revista a importância de considerar a conexão entre o clima e as finanças internacionais: “É impossível enfrentar o desafio climático sem olhar para sua conexão íntima com as finanças internacionais”, afirmou.

Conforme informações do Valor, o plano climático de Haddad busca demonstrar que é possível conciliar uma agenda ambiciosa de sustentabilidade com uma agenda econômica produtiva. Essa mensagem será reforçada pelo Brasil durante a presidência do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro na próxima semana, e na COP30, marcada para 2025, em Belém.

Reconhecido como defensor da agenda sustentável, Haddad liderou projetos significativos para enfrentar as mudanças climáticas integrando finanças e sustentabilidade. Entre eles, destacam-se a emissão de títulos verdes pelo Tesouro Nacional e a criação da Plataforma Brasil de Investimento Climático e para a Transformação Ecológica, iniciativa destinada a atrair capital internacional para projetos de economia verde no Brasil.

O post Haddad se reúne com Lira para apresentar revisão de gastos apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.