
O Spotify anunciou que irá expandir a disponibilidade de letras de músicas para usuários gratuitos, revertendo a decisão de limitar o acesso a três músicas por mês, tomada em maio deste ano.
A medida, que foi bastante criticada, fazia parte de um teste iniciado em setembro de 2023 para aumentar assinaturas pagas. Em resposta às críticas, a empresa aumentou o número de letras acessíveis aos usuários gratuitos.
Embora o novo limite não tenha sido especificado, espera-se obviamente que seja maior — ou que o recurso seja disponibilizado em sua totalidade. A mudança será implementada nas próximas semanas. Um porta-voz do Spotify disse o seguinte ao TechCrunch:
No Spotify, estamos sempre testando e iterando. Isso significa que a disponibilidade de nossos recursos pode variar entre os diferentes níveis, mercados e dispositivos. Nas próximas semanas, expandiremos a disponibilidade de letras para os usuários gratuitos do Spotify para que mais pessoas possam desfrutar de mais letras globalmente.
O impacto nas taxas de assinatura é incerto, mas o Spotify decidiu suspender a limitação, indicando que os ganhos foram provavelmente mínimos.
No segundo trimestre de 2024, o Spotify relatou 626 milhões de usuários ativos mensais, incluindo 246 milhões de assinantes premium. Conforme notado pelo Engadget, o CEO 1 Daniel Ek destacou o compromisso da empresa em melhorar a experiência dos usuários gratuitos.
“Estamos priorizando melhorias em nosso pipeline de produtos gratuitos com base no desempenho existente em certos mercados. Outras melhorias serão integradas à nossa experiência gratuita nos próximos meses”, falou o diretor executivo.