Bloco de notas do Windows 11 ganha IA generativa

O Bloco de Notas, um dos aplicativos mais antigos e populares do sistema operacional Windows, recebeu nesta semana uma atualização importante no Windows 11. Isso porque ele passará a contar com uma inteligência artificial (IA) generativa para executar algumas tarefas.

A novidade está disponível para os usuários da versão 11.2410.15.0 do Bloco de Notas. Porém, é exclusiva para membros do programa Windows Insiders nos canais Canary e Dev. Ela introduz funcionalidades que possibilitam a reescrita de textos, ajustes de tom e modificação de comprimento de conteúdo diretamente dentro do editor de texto.

Desde o seu lançamento na primeira versão do Windows, o Bloco de Notas tem sido constantemente atualizado. Entretanto, realizou poucas mudanças no que diz respeitao à função principal.

Bloco de notas do windows 11 deve receber IA
Microsoft/Reprodução

Contudo, o programa recebeu incrementos ao longo do tempo, como a possibilidade de realizar zoom e a opção de destacar textos para pesquisas diretas no Bing, adicionadas durante a era do Windows 10. Agora, o Bloco de Notas expande ainda mais suas funcionalidades, aproximando-se de editores de texto mais avançados.

Leia mais

  • Windows 24H2: Saiba o que muda com a maior atualização do Windows em anos!
  • Microsoft introduz novos recursos de IA no Paint e no Bloco de Notas
  • Usuários poderão pagar por updates do Windows 10 após o fim do suporte

Bloco de notas está mais moderno, mas limitado para usuários

A nova ferramenta, chamada de Rewrite, permite aos usuários reescrever sentenças e frases selecionadas com a ajuda de algoritmos de IA. Para utilizar, o usuário deve destacar o trecho desejado e, em seguida, selecionar a opção de reescrita oferecida pela IA. A ferramenta então gera três variações alternativas para o texto selecionado.

Assim, possibilita ajustes de tom e alterações no comprimento das sentenças, conforme as preferências de quem escreve. Além disso, o Bloco de Notas também permite que o usuário refine o resultado.

Foto: Divulgação/Microsoft

Dessa forma, há a opção de personalizar os ajustes conforme o estilo ou o tom que o usuário pretende alcançar, como tornar o texto mais longo ou curto, ou mesmo modificar a formalidade do conteúdo. Para obter novas sugestões, é possível usar o botão Retry, gerando assim novas alternativas até que o usuário esteja satisfeito com o resultado.

Atualmente, a prévia da ferramenta de reescrita está disponível apenas para usuários do Windows 11 nos Estados Unidos, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha. A funcionalidade depende de créditos de IA, que podem ser obtidos por assinantes dos serviços Microsoft 365 e Copilot Pro.

Fonte: Tweak Town

Conteúdo Relacionado
Windows App: o que é e como usar?

Novidade na área

Windows App: o que é e como usar?

Adicionar aos favoritos o Link permanente.