Setor de serviços cresce 1% em setembro e atinge patamar recorde, diz IBGE

O volume do setor de serviços do Brasil cresceu 1% em setembro em relação a agosto e teve alta de 4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 13.

Com o resultado, o setor renovou o patamar recorde da série histórica e está 16,4% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).

O acumulado no ano chegou a 2,9% frente a igual período de 2023. Em 12 meses, o setor registra crescimento de 2,3%, sua taxa mais intensa desde abril de 2024 (2,5%).

A atividade de serviços profissionais, administrativos e complementares (1,4%) foi a maior influência positiva sobre o índice no mês. Outras altas ocorreram em informação e comunicação (1,0%); transportes (0,7%) e serviços prestados às famílias (0,4%). O único recuo do mês foi em outros serviços (-0,3%). No recorte regional, São Paulo (1,0%) e Rio de Janeiro (2,6%) lideraram os ganhos do setor de serviços.

Segundo Rodrigo Logo, gerente da pesquisa, entre as atividades que impulsionaram o setor em setembro, destacaram-se empresas de engenharia. de produção de festivais musicais e de transporte dutoviário.

“Temos visto incrementos de receita mais constantes em tecnologia da informação; agenciamentos de espaços de publicidade em mídias digitais; intermediação de negócios por aplicativos ou plataformas e-commerce e administração de cartões de desconto e de programas de fidelidade”, afirmou.

O post Setor de serviços cresce 1% em setembro e atinge patamar recorde, diz IBGE apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.