Primeiro Plano: festival de cinema começa nesta terça

Primeiro Plano

Primeiro Plano
Evento conta com exibições de curtas e estreias de longas no circuito de Juiz de Fora (Foto: Divulgação)

Começa, nesta terça-feira (12), o Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, reunindo produções de realizadores da região, do país inteiro e da América Latina, além de longas inéditos no circuito local. Em sua 23ª edição, o evento ocupa, mais uma vez, o Teatro Paschoal Carlos Magno. A cerimônia de abertura acontece a partir das 20h. Todas as atividades, que seguem até domingo (17), são gratuitas. Os ingressos podem ser adquiridos na portaria do equipamento cultural.

“Trago”, de João Pedro Fagundes, Laís Machado e Luiza Ratto, é o curta-metragem que abre o Festival Primeiro Plano nesta terça. O filme foi realizado com recursos do evento, através do Prêmio de Incentivo, dado aos realizadores na última edição. Ainda na abertura, é exibido o longa “A hora da estrela”, de Suzana Amaral, produzido em 1985, baseado no livro homônimo de Clarice Lispector.

Primeiro Plano para as crianças

O Paschoal, nas tardes desta semana, de quarta a sexta, a partir das 14h, será ocupado pela Sessão Lanterninha. São mostras voltadas para escolas públicas da cidade, com filmes infantis de diversos lugares, inclusive internacionais, que servem como porta de entrada ao cinema, ao mesmo tempo que abordam temas importantes para as crianças. As sessões são abertas ao público em geral e, na sexta, acontece um ciclo de exibições acessibilizadas para Pessoas com Deficiência.

Mostras competitivas

A partir das 16h, de quarta até sábado, acontece a Mostra Competitiva Regional, com filmes da região que concorrem a um prêmio de R$ 10 mil, além de acesso a serviços de parceiros para a finalização de um novo curta de até 20 minutos, a ser exibido na próxima edição do Primeiro Plano. Já a partir das 18h30, é a vez da Mostra Competitiva Mercocidades, em que critérios como roteiro, direção e atuação são avaliados para a escolha do melhor filme. Os realizadores participam de um debate que acontece a partir das 14h, no dia seguinte de exibição do seu filme, também no Paschoal.

Estreias no circuito cinematográfico juiz-forano

As exibições se encerram com filmes recém-lançados no circuito nacional e que nunca foram apresentados em Juiz de Fora, sempre às 21h, de quarta a sábado. Na quarta, é exibido o filme “Ainda não é amanhã”, primeiro longa de Milena Times que foi estreado no Festival do Rio. A produção acompanha Janaína, uma menina de 18 anos criada pela mãe e pela avó na periferia do Recife.

Já na quinta, estreia em Juiz de Fora “Salão de baile”, de Juru e Vitã: um documentário que se passa nas margens da Baía de Guanabara e retrata uma comunidade de jovens que resgata a cultura do ballroom. Na sexta, é a vez de “Água salgada (Agua salá)”, de Steven Morales Pineda. O filme colombiano traz a história de Jacobo e José Luis, que se reencontram depois de mais de 20 anos – o que faz reviver traumas e aflorar desejos.

No sábado, “Malu”, de Pedro Freire, estreia no Primeiro Plano. O filme, primeiro longa do diretor, que tem chamado atenção dos críticos, ganhou quatro troféus no Festival do Rio. Nele, Pedro fala sobre sua própria mãe, Malu: atriz desempregada em seus 50 anos, que vive em uma casa precária na periferia, no Rio de Janeiro. A trama expõe laços familiares e questões sociais ligadas a essa realidade.

Mostra Audiovisual Juiz de Fora

A edição deste ano inclui ainda a Mostra Audiovisual Juiz de Fora com duas sessões no domingo composta por produções juiz-foranas. Na primeira, às 16h, são exibidos cinco curtas da cidade. Já a segunda, às 18h, é exibido o filme “Amanhã”, de Marcos Pimental, que traça um encontro entre jovens que se conheceram novos e, anos depois, se reencontram, colocando em jogo suas questões sociais.

  • LEIA TAMBÉM: Marcos Pimentel lança ‘Amanhã’, seu novo documentário

A cerimônia de encerramento também acontece no domingo, a partir das 20h30. Além da premiação, tem exibição de dois curtas: “Do tanto de telha no mundo”, de Bruno Brasileiro, e “Nunca pensei que seria assim”, de Meibe Rodrigues.

Outras atividades

Além das exibições, o Primeiro Plano também comtempla oficinas temáticas que acontecem durante a programação e já estão com as inscrições encerradas. Há ainda atividades noturnas que se espalham por bares da cidade com o intuito de aproximar o público e fortalecer a cena local e regional. A programação completa está disponível no site do evento.

  • LEIA MAIS sobre Cultura aqui

O post Primeiro Plano: festival de cinema começa nesta terça apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.