Obras de duplicação da BR-040 em JF estão previstas para o 7° ano do novo contrato

A partir do dia 6 de agosto, a EPR Via Mineira assume a administração da BR-040 no trecho de cerca de 300 quilômetros km entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. O contrato, assinado no dia 5 de julho, tem duração de 30 anos, com um investimento total de R$ 8,7 bilhões. Nos primeiros sete anos de atuação, a nova concessionária pretende destinar R$ 3,5 bilhões para obras, mas os serviços vão começar, pela capital, apenas no terceiro ano de contrato. A região de Juiz de Fora, do km 760,6 ao 775,639, terá obras de duplicação da via a partir do sétimo ano, ou seja, em 2031. 

Em reunião na manhã da última segunda-feira (29), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária EPR Via Mineira apresentaram o projeto que prevê a duplicação de 164 km, 42 km de faixas adicionais, 15 km de vias marginais, 14 km de ciclovias, além de 33 dispositivos de interconexões e oito passarelas, beneficiando 15 municípios mineiros e cerca de 4,3 milhões de habitantes. 

  • LEIA TAMBÉM: Motociclistas deixarão de pagar pedágio em trecho da BR-040 entre JF e BH

Durante o evento, o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, pontuou o compromisso com a modernização da BR-040, desenvolvimento sustentável e foco nos usuários. “Estamos empenhados em garantir uma composição entre os setores público e o privado que permita tanto aos caminhões quanto aos veículos leves de trafegar com fluidez e segurança”, afirmou Sampaio. 

Nos primeiros 100 dias, a concessionária disse que serão feitos serviços que visam a segurança e eficiência do tráfego, como obras noturnas de pavimentação entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, reforço na sinalização vertical e horizontal em pontos críticos e recuperação de drenagens e passivos ambientais. Além disso, praças de pedágio e bases de serviços operacionais também serão revitalizadas, assim como a recuperação de terraplenos erodidos para atuação nos pontos com risco de deslizamento, passivos ambientais e áreas com material escorregado a menos de quatro metros do acostamento da rodovia. Na região de Santos Dumont e Juiz de Fora, a EPR Via Mineira informou que aguarda a emissão de Autorização de Operação pelo Ibama para início das atividades na Faixa de Domínio, com foco nos terraplenos. 

Também foi apresentado o serviço de melhoria da sinalização em trechos com altos índices de acidentes, como o km 544 ao 635. Também está prevista a adoção de tecnologias como o iRap de segurança viária, a instalação de iluminação LED em pontos críticos e o Programa de Carbono Zero para neutralização das emissões de carbono. A empresa ainda ressaltou que as obras de maior vulto do km 745 seguem em execução pela antiga concessionária, com previsão de término para novembro de 2024. 

Confira as mudanças previstas de 2027 a 2031 abaixo: 

 ”
data-cycle-speed=”750″
>
br-040-2-investimentos-jf-a-bh

br-040-3-investimentos-ano-1-jf-a-bh

br-040-4-investimentos-ano-3-jf-a-bh

br-040-4-investimentos-ano-5-jf-a-bh

br-040-5-investimentos-ano-6-jf-a-bh

br-040-6-investimentos-ano-7-jf-a-bh

br-040-1-praças-pedagio-jf-a-bh

<
>

 

Pedágio da BR-040 dobra de valor a partir de agosto 

A EPR Via Mineira ganhou o leilão do trecho – que começa no entroncamento da rodovia com a BR-356/MG, em Belo Horizonte, e segue até o Bairro Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora – em abril deste ano com uma proposta de desconto de 11,21% sobre a Tarifa Básica de Pedágio. A nova cobrança de pedágio já passa a ser feita a partir de agosto. Antes, automóveis e caminhonetes pagavam R$ 6,30, e agora vão passar a desembolsar R$ 12,70. Os motociclistas terão isenção da taxa. 

Os usuários que optarem pelo sistema de cobrança eletrônica (TAG) terão direito a um Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5%. Para os motoristas que utilizarem a via com frequência, haverá uma uma redução progressiva de até 70% das tarifas para veículos leves.

  • LEIA MAIS notícias de Minas aqui

O post Obras de duplicação da BR-040 em JF estão previstas para o 7° ano do novo contrato apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.