Google prepara recurso semelhante ao Circle to Search no Chrome para Mac

Pesquisa com o Lens no Chrome

Uma variante do recurso Circule para Pesquisar (Circle to Search), o qual permite selecionar determinada parte da tela para fazer uma pesquisa sobre o seu conteúdo em alguns smartphones com Android, está sendo preparada pelo Google para o Chrome em desktops — inclusive na versão do navegador para macOS.

Alimentado pelo Google Lens, o recurso funciona de forma um pouco diferente do que acontece nos smartphones, visto que pode não ser prático manipular uma ferramenta de desenho com um mouse ou trackpad, mas a lógica é a mesma: uma ferramenta de seleção para destacar e pesquisar determinado trecho de uma página.

Posts relacionados

  • Google não vai mais bloquear cookies de terceiros no Chrome
  • Chrome para iOS é atualizado com barra de menus personalizável
  • Google corrige a oitava vulnerabilidade zero-day no Chrome deste ano

A opção para ativar o recurso pode ser acessada rapidamente no menu de configurações do navegador, em “Search with Google Lens”. Ao clicar, é aberta uma caixa de seleção (com o ícone do Lens) para permitir que você destaque qualquer trecho exibido no browser no momento, de qualquer tamanho.

É uma caixa de seleção semelhante à que já existe quando usamos o Google Lens na web para pesquisar determinada imagem. A grande diferença é que agora ela não está mais limitada a esse contexto, sendo capaz de abranger toda a tela — e com um atalho para facilitar o acesso a qualquer momento.

Curiosamente, o recurso também é semelhante ao que já é possível fazer no iOS por meio de um atalho do aplicativo oficial do Google. Podendo ser ativado com o botão de ação, ele faz uma captura rápida da tela do usuário para permitir uma pesquisa em determinado trecho (algo que é feito automaticamente no Android).

De acordo com o 9to5Google, a novidade já está disponível na versão beta 128 do navegador para desktops. Como a versão mais estável atualmente é a 127, é de se esperar que o recurso seja disponibilizado para todos os usuários em breve.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.