Petrobras tem interesse em campo na Namíbia

A Petrobras (PETR3; PETR4) apresentou uma oferta não vinculante para adquirir uma parte da operação e uma fração do bloco exploratório de petróleo e gás de Mopane, na Namíbia. A informação foi divulgada à Reuters pela diretora de Exploração e Produção da empresa, Sylvia dos Anjos.

O bloco de Mopane foi descoberto pela portuguesa Galp, que estima que ele contenha pelo menos 10 bilhões de barris de petróleo equivalente. Em abril, a Galp iniciou o processo de venda de metade de sua participação de 80% na licença de exploração petrolífera 83. A diretora da Petrobras não especificou se a oferta se refere aos 40% que a empresa portuguesa deseja vender.

Já O Globo informa que no primeiro semestre de 2024 o volume de vendas de derivados da petroleira alcançou 1,674 milhão de barris por dia, representando uma redução de 2% em comparação com o mesmo período do ano passado. No segundo trimestre, a queda foi de 1,3% em relação ao mesmo trimestre de 2023.

A diminuição foi impulsionada pela gasolina, cuja venda caiu 8,3% no semestre. No segundo trimestre, a queda foi de 9,7%. O diesel também apresentou um recuo, com redução de 1,9% nos primeiros seis meses e de 0,6% no segundo trimestre.

Petrobras (PETR3; PETR4)

A estatal não detalhou as razões para essas quedas em seu relatório de produção, mas especialistas sugerem que o aumento da mistura mínima obrigatória de biodiesel, que passou de 12% para 14% em março, e a maior competitividade do etanol em relação à gasolina podem ter contribuído. Na semana passada, os preços da gasolina nos postos ultrapassaram R$ 6, o maior nível do ano.

No entanto, a produção de petróleo e gás da Petrobras alcançou 2,392 milhões de barris por dia, um aumento de 2,6% em relação ao ano anterior. No segundo trimestre, a produção foi de 2,699 milhões de barris diários, uma redução de 2,8% em comparação com o primeiro trimestre de 2024, devido a paradas programadas no pré-sal.

A Petrobras informou que o fator de utilização total do parque de refino manteve-se em 91% no segundo trimestre.

Dados de emissões

A partir deste trimestre, a estatal começou a incluir em seu relatório de produção e vendas os dados de emissões. No primeiro semestre de 2024, as emissões operacionais de gases de efeito estufa provenientes das atividades de óleo e gás foram de 21,4 milhões de toneladas, similar ao volume de 20,7 milhões de toneladas registrado no mesmo período do ano passado.

Apesar da queda nas vendas de gasolina e diesel, a Petrobras observou um aumento na produção de QAV (querosene de aviação), com crescimento de 3,9% no semestre e 8,2% no segundo trimestre em relação aos mesmos períodos do ano passado. Diesel, gasolina e QAV representam 69% do total produzido pela empresa.

O post Petrobras tem interesse em campo na Namíbia apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.