Morador de Barbacena impedido de se juntar ao Estado Islâmico é condenado

O morador de Barbacena preso em junho do ano passado pela Polícia Federal por ligações com o Estado Islâmico foi condenado a sete anos de reclusão pela 2ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais. As investigações do esquema envolvendo o residente da cidade situada a cerca de 100 quilômetros de Juiz de Fora revelaram que o jovem, de 20 anos, pretendia deixar o país para se juntar ao grupo terrorista. Ele foi detido no portão de embarque internacional do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

De acordo com informações do site Metrópoles, o acusado foi condenado em 13 de maio por terrorismo e cooptação de menores, mas a sentença só foi divulgada agora. Conforme a reportagem citada, o jovem teria apreendido sozinho a falar inglês e árabe e gostava de ficar no computador na casa de sua avó, onde morava em Barbacena. Ele teria tentado recrutar quatro adolescentes do interior de São Paulo e do Rio de Janeiro para o Estado Islâmico, até ser descoberto pela PF. Os responsáveis desconheciam o envolvimento deles com o grupo terrorista.

Na época da prisão do jovem, além do mandado de prisão, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Belo Horizonte, nas cidades de Barbacena e em São José dos Campos (SP). O crime de terrorismo é considerado hediondo pela legislação nacional.

  • LEIA MAIS notícias sobre a Região aqui

O post Morador de Barbacena impedido de se juntar ao Estado Islâmico é condenado apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.