Governo avalia distribuir lucro do FGTS

O governo planeja distribuir R$ 15,12 bilhões, correspondente a 90% do lucro recorrente do FGTS em 2023, entre os trabalhadores. O lucro do Fundo alcançou um recorde de R$ 16,8 bilhões no ano passado.

Com essa distribuição, os cotistas terão um retorno três pontos percentuais acima da inflação, que foi de 4,62% em 2023, conforme medido pelo IPCA. A proposta do Ministério do Trabalho é utilizar os 10% restantes para criar uma reserva que garanta aos trabalhadores, no mínimo, uma remuneração equivalente à inflação, conforme decisão do STF.

A Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do FGTS, creditará os valores nas contas dos trabalhadores proporcionalmente ao saldo existente em 31 de dezembro de 2023.

FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um mecanismo criado pelo governo brasileiro com o objetivo de proteger o trabalhador em diversas situações ao longo de sua vida profissional. Ele é composto por depósitos mensais feitos pelos empregadores, que correspondem a 8% do salário do empregado. Esses depósitos são feitos em uma conta vinculada ao nome do trabalhador na Caixa Econômica Federal.

O FGTS serve principalmente como uma reserva financeira para os trabalhadores em casos de demissão sem justa causa, onde o saldo do fundo pode ser sacado. Além disso, o FGTS pode ser utilizado em outras situações, como na compra da casa própria, em casos de doenças graves, ou para financiar a aposentadoria. O fundo também é uma forma de assegurar um capital de emergência para o trabalhador em momentos críticos e contribuir para o seu bem-estar financeiro ao longo da vida.

IPCA

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o principal indicador da inflação no Brasil. Elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA mede a variação dos preços de uma cesta de bens e serviços consumidos pelas famílias brasileiras, servindo como referência para a política monetária do país.

O IPCA é utilizado para ajustar contratos, salários e benefícios, refletindo o custo de vida dos brasileiros. A partir dessa medida, o Banco Central ajusta a taxa de juros para controlar a inflação e garantir a estabilidade econômica. O índice é calculado mensalmente e divulga-se a variação acumulada dos preços ao longo do ano, proporcionando uma visão geral sobre o poder de compra da moeda e o custo de vida das famílias.

O post Governo avalia distribuir lucro do FGTS apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.