Brasileiros já assinam em média 8 serviços de streaming

Um estudo recente da Comscore, patrocinado pela Siprocal, aponta que os brasileiros possuem, em média, oito assinaturas de serviços de streaming. Este levantamento faz parte de uma análise mais ampla sobre o uso de TV conectada (CTV) na América Latina, incluindo dados de países como Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai.

De acordo com a pesquisa, o Brasil conta com uma base de 66 milhões de usuários de CTV, inseridos em um contexto regional que soma cerca de 200 milhões. A definição de TV conectada abrange tecnologias como Smart TVs, dispositivos de streaming específicos, set-top boxes e consoles de videogame, todos capazes de transmitir vídeos, séries e filmes.

O estudo identificou que 4,7 dessas assinaturas são de serviços pagos, conhecidos como Subscription Video on Demand (SVOD), e 3,3 são plataformas gratuitas com publicidade. Este último tipo de serviço registrou um aumento de 125% em assinaturas no último ano, refletindo a crescente popularidade dos formatos suportados por anúncios.

Samsung terá programação especial em sua plataforma de streaming no Dia do Cachorro. (Divulgação/Samsung)

Outros números mostram hábitos de streaming

Em relação à publicidade, 61% dos latino-americanos afirmam ter visto anúncios antes de iniciar conteúdos. Dentre os brasileiros, 48% preferem pagar para evitar a exibição de publicidade. Entretanto, quando expostos a anúncios, 46% dos jovens entre 18 e 24 anos esperam que estes estejam alinhados aos seus interesses e hobbies. Contudo, 40% considera importante que os anúncios sejam contextuais.

Quanto ao consumo de conteúdo, a pesquisa destaca que 96% dos brasileiros utilizam Smart TVs para assistir a vídeos. Dessa forma, seguidos por 20% que utilizam dispositivos de streaming, 16% set-top boxes e 16% consoles de videogame. Assim, é possível o uso de múltiplos dispositivos dentro de um mesmo lar.

Leia mais

  • Max reajusta preço para assinantes com desconto de 50%
  • Netflix recebe multa milionária por cobrar pelo compartilhamento de senhas
  • Empresa lança streaming de vídeos feitos com IA

A preferência por conteúdos nacionais é evidente, com 42% dos brasileiros optando por produções do próprio país. O número que sobe para 46% entre o público de até 34 anos. O hábito de “maratonar” séries também é significativo, presente em 65% dos brasileiros entrevistados, um pouco acima da média latino-americana de 62%.

Fonte: Meio e Mensagem

Conteúdo Relacionado
Netflix / Netflix Regulamentação / Netflix Brasil plano / Netflix processos

Será que vão ganhar?

Netflix: proibição de senhas gera onda de processos no Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.