O que aconteceu com a BlackBerry, empresa pioneira em tecnologia?

No início dos anos 2000, a BlackBerry era sinônimo de inovação tecnológica. Lançada em 1999 pela canadense Research In Motion (RIM), a linha de celulares conquistou o mundo corporativo com seus teclados QWERTY e a conectividade à Internet.

Os dispositivos da marca eram celebrados pela praticidade de envio e recebimento de e-mails em tempo real, ganhando espaço entre políticos e executivos.

Entretanto, tal história de sucesso enfrentou desafios significativos na década seguinte, culminando em uma reviravolta estratégica.

A empresa ganhou o mercado no início dos anos 2000 com seus teclados QWERTY – Imagem: ANECEPTIUS BAMBANG SUTOPO/Shutterstock

Inovação e crescimento no mercado mobile

Fundada em 7 de março de 1984, em Waterloo, Canadá, a Research In Motion começou desenvolvendo softwares.

A virada veio quando os cofundadores Mike Lazaridis e Jim Balsillie decidiram focar em dispositivos móveis, lançando o BlackBerry 850 em 1999. Com recursos como teclado físico e push e-mail, o BlackBerry 850 foi um marco.

Já em 2002, o modelo 5810 trouxe suporte para chamadas de voz e navegação na Internet, consolidando o sucesso da marca no segmento de smartphones.

Modelo Lançamento Preço inicial Unidades vendidas
BlackBerry 850 1999 US$ 399 100 mil até 2000
BlackBerry 5810 2002 US$ 499
BlackBerry 7290 2004 US$ 399 a US$ 499 2 milhões de assinantes
BlackBerry 8700 2005 US$ 299 a US$ 399 5 milhões de assinantes
BlackBerry Bold 9700 2009 US$ 399 a US$ 499 36 milhões de usuários ativos
BlackBerry Curve 9300 2010 US$ 299 a US$ 399 50 milhões de usuários ativos
BlackBerry Q10 2013 US$ 549 a US$ 599 2 milhões de unidades
BlackBerry Priv 2015 US$ 699 600 mil unidades no primeiro trimestre

Declínio e mudança de foco

No final dos anos 2000, a BlackBerry enfrentou desafios com a concorrência de Apple e fabricantes de Android.

A introdução tardia de telas sensíveis ao toque e lojas de aplicativos custou caro. Em 2010, o BlackBerry Storm, seu primeiro dispositivo touchscreen, não teve boa receptividade.

Em 2016, a BlackBerry encerrou a fabricação de celulares, licenciando a marca para a chinesa TCL, que lançou dispositivos até 2020.

A partir de então, a empresa voltou-se para a cibersegurança, adquirindo a startup britânica Encription em 2016 e a americana Cylance em 2018 por US$ 1,4 bilhão (R$ 7,61 bilhões).

Hoje, a BlackBerry se reinventa como uma potência em cibersegurança e soluções corporativas. As aquisições estratégicas e o foco renovado não só mantêm a relevância da marca, mas também garantem um futuro promissor em um mercado cada vez mais digital.

O post O que aconteceu com a BlackBerry, empresa pioneira em tecnologia? apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.