‘Inflação do aluguel’: IGP-M acelera para 0,62% em setembro e atinge 4,53% em 12 meses

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,62% em setembro, depois de ter avançado 0,29% no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, 27.

Com o resultado, o índice acumula elevação de 2,64% no ano e de 4,53% nos últimos 12 meses.

O dado veio abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters com analistas de alta de 0,47%.

“As mudanças climáticas e os efeitos sazonais têm gerado novas pressões sobre os preços das principais commodities. No Índice ao Produtor, os aumentos mais expressivos foram observados em bovinos, leite e laranja. No Índice ao Consumidor, a desaceleração menos intensa da queda dos alimentos in natura e a adoção da bandeira tarifária vermelha, patamar 1, contribuíram para a aceleração da inflação. Na construção civil, a mão de obra se destaca, com uma taxa interanual de 7,45%, superior à média do índice, que é de 5,23%.” Essas informações foram detalhadas por André Braz, Coordenador dos Índices de Preços.

O IGP-M, também conhecido como ‘inflação do aluguel’, calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência, e é usado com índice de referência para reajustes de contratos, como os de alugue.

O post ‘Inflação do aluguel’: IGP-M acelera para 0,62% em setembro e atinge 4,53% em 12 meses apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.