BC eleva projeção do PIB para 3,2% em 2024

O Banco Central (BC) revisou sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2024, aumentando de 2,3% para 3,2%, de acordo com o relatório de inflação trimestral divulgado dia 26. O consumo das famílias e os investimentos produtivos foram os principais fatores por trás da melhora nas expectativas para o desempenho econômico do próximo ano.

O relatório destaca que o crescimento desses setores já vinha sendo registrado nos trimestres anteriores de 2024, com destaque para os setores mais cíclicos da economia. O BC mencionou ainda que o PIB do segundo trimestre de 2024 apresentou um resultado surpreendentemente positivo, impulsionando uma nova rodada de revisões para cima. “A atividade econômica brasileira continua a mostrar dinamismo, levando a uma atualização nas projeções de crescimento anual”, apontou a autoridade monetária.

O desempenho robusto no segundo trimestre foi um dos principais responsáveis pelo otimismo, com uma alta de 3,3% em relação ao mesmo período de 2023, superando as expectativas anteriores, que previam um crescimento de 1,6%, segundo o Relatório Focus.

BC – PIB

Apesar da revisão positiva para o PIB, o relatório também registrou uma elevação na expectativa de inflação para 2024, que subiu de 3,96% para 4,31%, ainda abaixo dos 4,37% projetados pelo mercado no Focus. O aumento se deve, em grande parte, à crise climática, que tem encarecido produtos agrícolas e bens industriais.

A seca que atinge várias regiões do país continua pressionando a inflação, com o BC alertando que as dificuldades no plantio podem afetar a produção das próximas safras. O clima seco e quente também contribui para a alta das tarifas de energia, o que agrava ainda mais a pressão inflacionária. Segundo o relatório, as chuvas abaixo da média e as temperaturas elevadas têm potencial de impactar os custos de energia nos próximos meses.

(Com Agência Brasil).

O post BC eleva projeção do PIB para 3,2% em 2024 apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.