NASA divulga imagens de fusão de galáxias no espaço

A NASA celebrou dois anos de investigação do James Webb, divulgado fotos impressionantes de fusão de duas galáxias. Conhecidas coletivamente como Pinguim e Ovo, as galáxias ARP 142 estão em processo constante de fusão.

De acordo com informações da NASA, a galáxia Pinguim (NGC 2936) recebeu esse nome pois lembra um pássaro com seu formato espiral, agora distorcido. Como podemos ver na imagem de fusão das galáxias, divulgado pela NASA, a união ARP 142 deforma os corpos celestes, em constante aproximação.

O James Webb já avistou explosão de galáxia 1 milhão de vezes mais brilhante que a Via Láctea. Durante seu voo através do espaço, o telescópio continua realizando registros incríveis do que há além do nosso planeta. A Agência Americana estuda o espaço e com os dados do James Webb, consegue estudar a composição de planetas fora do nosso sistema solar.

James Webb NASA captura fusão de galáxias
CRÉDITOS: James Webb/NASA

NASA divulga foto de fusão das galáxias Pinguim e Ovo

Como podemos ver na imagem acima, a fusão ARP 142 mostra as galáxias Pinguim e Ovo em constante aproximação. A Galáxia Ovo, sob o codinome NGC 2937 é mais compacta e possui forma elíptica, se aproximando da região inferior da galáxia Pinguim.

De acordo com a NASA, a fusão das galáxias aconteceu entre 25 e 75 milhões de anos atrás. Apesar do processo de aproximação, elas deve se tornar uma única galáxia somente após milhões de anos. Ou seja, a atual geração não estará viva para acompanhar o processo.

Leia Mais:

  • ESA lança novo foguete Ariane 6 pela primeira vez na terça (9)
  • Starship, o maior foguete do mundo, está próximo de novo voo, segundo Musk
  • SpaceX, de Musk, irá receber US$ 843 mi para tirar Estação Espacial Internacional de órbita

O James Webb continua seus estudos do espaço sideral. Lançado em 2021, o supertelescópio da NASA continua realizando registros incríveis da imensidão do espaço. Além disso, sua alta tecnologia permite a captura de fotografias em alta qualidade, favorecendo o estudo dos engenheiros e astrônomos em locais como a NASA e ESA (Agência Espacial Europeia).

É muito legal vermos a NASA divulgar a foto da fusão das galáxias. Se você é amante do espaço, com certeza está na expectativa de conhecer quais as novas descobertas do James Webb. Quem sabe ele não encontre um planeta supostamente habitável, com a composição similar à da Terra.

Conteúdo Relacionado
18 celulares Motorola não receberão o Android 15

Confira a Lista!

Android 15: esses 18 celulares da Motorola não vão receber a atualização

Fonte: Folha, Galileu

Adicionar aos favoritos o Link permanente.