Programa em SP tem linha de crédito exclusiva para mulheres; saiba como conseguir

O programa Empreenda Mulher oferece empréstimos de R$ 200 até R$ 21 mil para mulheres que são donas do próprio negócio. O objetivo da iniciativa do governo do estado de São Paulo é corrigir desigualdades no crédito para pequenos negócios com administração feminina. Segundo dados da última PNAD, a taxa média de juros para pequenos negócios administrados por homens foi de 36,8% ao ano, já para o público feminino foi de 40,6%.

A linha de financiamento está disponível tanto para empreendedoras informais quanto para informais. As interessadas precisam apenas já realizar atividade produtiva em um dos municípios contemplados (veja a lista neste link) e não possuir pendências com o Serasa e o Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados (Cadin Estadual).

+Diferença salarial entre homens e mulheres é de 20%, e pode chegar a 50% para mulheres negras

Quem deseja receber o empréstimo deverá ainda passar por um curso de capacitação empreendedora, promovido gratuitamente pelo programa Qualifica SP nas modalidades presencial e virtual. O diploma de conclusão está entre os documentos exigidos para solicitar o financiamento.

Como pedir e quanto custa o empréstimo

Para ter acesso a uma quantia do Empreenda Mulher, é necessário dirigir-se a uma unidade física do Banco do Povo, responsável pela iniciativa que possui outras duas linhas de crédito: o Empreenda Rápido e Empreenda Afro. As sedes do programa podem ser consultadas neste link.

Os empréstimos possuem carência de até 90 dias. Já o prazo para pagamento é de até 24 meses para empreendedoras informais e até 30 meses para empreendedoras formais.

O custo cobrado pelo empréstimo é o da Tarifa de Sustentabilidade do Fundo (TSF), de 1% do valor do empréstimo, pela liberação, mais uma taxa de 0,8% ao mês para empreendedoras informais e de entre 0,35% e 0,55% para empreendedoras formais.

Trabalhadoras com CNPJ formalizado há mais de um ano ou que já estejam no segundo empréstimo terão de pagar também a taxa do Fundo de Aval, de 1%.

Documentos necessários

Da empreendedora, de seus sócios e de seu avalista, será necessário reunir:

  • Um documento oficial com foto dos sócios, avalista e dos cônjuges (se houver);
  • Certidão de casamento do cliente; separação; viuvez e caso declare união estável apresentar comprovante;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovação de renda;
  • Plano de negócio;
  • Apresentação de certificado da capacitação;
  • Orçamento do bem a ser financiado com todas as informações do fornecedor, além da descrição detalhada dos bens, serviços ou mercadorias a serem financiadas.

Empreendedoras formais deverão levar também:

  • Inscrição CNPJ;
  • Inscrição Estadual (quando houver);
  • Inscrição Municipal (quando houver);
  • CRF emitida pela Caixa Econômica Federal;
  • CND (Certidão Negativa de Débitos).

O post Programa em SP tem linha de crédito exclusiva para mulheres; saiba como conseguir apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.