
Já acompanhamos o Apple Pay ser alvo de investigações por órgãos reguladores em alguns países ao redor no mundo, uma vez que eles têm examinado o papel crescente das Big Techs nos serviços financeiros.
Hoje, uma agência britânica anunciou que está investigando o uso cada vez maior de carteiras digitais oferecidas por grandes empresas de tecnologia — incluindo a Apple, o Google, o PayPal, entre outros — para verificar se elas oferecem algum prejuízo em termos de concorrência, proteção ao consumidor ou integridade do mercado.
Mais precisamente, a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (The Financial Conduct Authority, ou FCA) está buscando opiniões sobre os benefícios e riscos desses serviços para avaliar o impacto deles na concorrência e na escolha das opções de pagamento pelos consumidores.
Posts relacionados
- Apple e UE entram em acordo envolvendo o NFC de iPhones
- Órgão dos EUA quer regular o Apple Pay como um banco tradicional
- Apple rebate regulamentação das carteiras digitais na Austrália
Isso porque, segundo dados da FCA, as carteiras digitais são utilizadas por mais da metade dos adultos do Reino Unido e tornaram-se “um ponto de contato cada vez mais importante” entre as grandes empresas de tecnologia e os consumidores do Reino Unido.
O presidente-executivo da FCA, Nikhil Rathi, disse que o crescimento das carteiras digitais representou uma “mudança sísmica” na forma como as pessoas pagam e que o órgão regulador quer “maximizar as oportunidades” enquanto “evita quaisquer riscos que essa tecnologia possa apresentar”.
A previsão é que o órgão forneça uma atualização sobre a investigação até o primeiro trimestre de 2025.


Requer o iOS 10.0 ou superior


via Reuters