Xiaomi está na cola da Apple no mercado de smartphones, apontam estimativas

Logos da Apple e da Xiaomi em fechadas de lojas

A Canalys, a IDC e a Counterpoint divulgaram suas estimativas para o mercado de smartphones referentes ao segundo trimestre de 2024. Todas mostram uma disputa acirrada entre a Apple e a Xiaomi pelo posto de segunda maior fabricante, com a Samsung mantendo a sua posição dianteira nesse mercado.

As pesquisas indicam um cenário positivo e animador para o mercado de smartphones, em crescimento por três ou quatro trimestres consecutivos, bem como recorde de crescimento anual em relação ao que tem sido acompanhado nos últimos anos no cenário pós-pandemia (COVID-19).

Posts relacionados

  • Vendas de Macs cresceram 6% no último trimestre em relação a 2023
  • Apple recuou no mercado de fones de ouvido no 1º trimestre de 2024, diz Canalys
  • Apple perdeu espaço no mercado latino-americano de smartphones no 1º trimestre de 2024

Canalys

Começando pela Canalys, a estimativa é de que tenham sido vendidas cerca de 288 milhões de unidades de smartphones no período, um crescimento de 12% em relação ao ano passado. Com 15% de participação nesse mercado, a Apple ficou em segundo lugar no ranking das maiores empresas, um aumento de 1% após um ano.

Embora tenha ficado relativamente próxima, a Maçã foi novamente superada pela Samsung (com 18%), mas ficou acima da Xiaomi (15%), da vivo (9%) e da TRANSSION (9%). Somadas, outras fabricantes de smartphones acumularam 33% do mercado, de acordo com os resultados preliminares.

IDC

Pulando para a IDC, a estimativa é de que houve um crescimento de 6,5% para o mercado de smartphones no segundo trimestre deste ano, com 285,4 milhões de unidades despachadas. Em segundo lugar com 15,8% de participação, a Apple cresceu 1,5% em relação ao ano passado, com 45,2 milhões de unidades enviadas.

Em primeiro lugar, a Samsung vendeu 53,9 milhões de unidades (com 18,9% de participação), enquanto a Xiaomi ficou em terceiro com 42,3 milhões (14,8%), e a vivo e a OPPO empatadas na quarta colocação, com 25,9 (9,1%) e 25,8 milhões (9%) de unidades remetidas, respectivamente.

Counterpoint Research

O relatório da Counterpoint não foi muito diferente. De acordo com a empresa de pesquisas, as vendas de smartphones cresceram 6% em relação ao segundo trimestre de 2023, com a Apple também ocupando a segunda posição que já detinha nos trimestres anteriores, com 16% de participação.

Segundo essa estimativa, a Samsung conseguiu uma margem ainda maior em relação à Maçã, ocupando a liderança com 20% do mercado. Em terceiro lugar (e bem próxima à Apple) veio a Xiaomi (14%), seguida pela vivo e pela OPPO, aqui empatadas na quarta colocação com 8% de participação cada.


Todas as pesquisas destacam um crescimento expressivo e rápido da Xiaomi no mercado de smartphones, bem como a proximidade da marca em relação à Apple. Os três levantamentos indicam que a empresa cresceu entre 20% e 30% após um ano, consolidando o maior aumento entre as principais marcas.

Também foi destaque a resistência da Samsung e até um crescimento da empresa na primeira colocação, o qual foi impulsionado pelo investimento em recursos de inteligência artificial em seus smartphones — algo que a Apple ainda deverá capitalizar após o lançamento da linha “iPhone 16”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.