
Ontem (16/9), o RCS 1 foi lançado oficialmente para iPhones com o iOS 18 — e, agora, o Google está em busca de apresentar novos recursos para o protocolo, como criptografia de ponta a ponta (E2EE).
Nesse sentido, conforme divulgado pela GSMA, o próximo grande passo para o RCS será a adição de recursos de proteção como a de criptografia de ponta a ponta multiplataforma.
Essa será a primeira implantação de criptografia de mensagens padronizada e interoperável entre diferentes plataformas de computação, abordando desafios técnicos significativos, como federação de chaves e associação de grupo criptograficamente reforçada. Além disso, os usuários se beneficiarão de proteções mais fortes contra golpes, fraudes e outras ameaças de segurança.
O Google acrescentou dizendo que trabalha em um ecossistema mais amplo para disponibilizar o E2EE para chats RCS multiplataforma o quanto antes. Atualmente, o app Google Messages oferece sua própria criptografia chats RCS individuais e chats em grupo que não se conectam aos de iPhones.
Anteriormente, a Google detalhou planos de oferecer suporte ao Messaging Layer Security (MLS) para mensagens com criptografia E2EE. A empresa também demonstrou estar ansiosa para trabalhar com a Apple para enfim oferecer funções de chat interligadas.
Temos orgulho de oferecer criptografia de ponta a ponta (E2EE) no Google Messages com RCS desde 2020. Acreditamos que o E2EE é um componente crítico de mensagens seguras, e temos trabalhado com o ecossistema mais amplo para trazer o E2EE multiplataforma para os chats RCS o mais rápido possível. O Google está comprometido em fornecer uma experiência de mensagens segura e privada para os usuários, e continuamos dedicados a tornar o E2EE padrão para todos os usuários RCS, independentemente da plataforma.
Em junho, o RCS 2.7 foi finalizado oferecendo recursos como habilitar respostas e reações (incluindo reações personalizadas) para mensagens enviadas e recebidas, bem como editar, recuperar e excluir mensagens.
Vale notar que as operadoras brasileiras ainda não disponibilizam suporte ao RCS em iPhones no Brasil. Vamos torcer para que isso não demore, porém.
via 9to5Google