O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, conversaram sobre a abertura da Ponte Internacional da Integração, que liga as cidades de Foz do Iguaçu e Presidente Franco. A agenda, nessa quinta-feira, 12, foi em Assunção.
- Ponte da Integração é sonho de 30 anos que não pode mais esperar
Em agosto de 2023, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) divulgou boletim periódico afirmando que a nova ponte estava 100% concluída. Na capital do país vizinho, os agentes públicos também incluíram no diálogo pautas logísticas e de comércio, como o Porto de Paranaguá.
“Nós tratamos sobre a ligação da segunda ponte Brasil-Paraguai, que já foi entregue, que está na parte dos acessos”, reportou Ratinho Junior. “Tratamos de cronogramas. Estamos organizando agendas futuras de visita e inauguração”, comentou o governador.
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Em suas redes, o presidente do Paraguai afirmou que o encontro visa a fortalecer os lanços de integração. “A nova ponte Presidente Franco-Foz do Iguaçu é apenas um exemplo de tudo o que podemos conquistar trabalhando juntos”, expôs Santiago Peña.
Ponte da Integração
A Ponte da Integração depende do término de obras complementares, com via de acesso e aduanas. Do lado brasileiro, a responsabilidade é do DER-PR. Na outra margem do Rio Paraná, os serviços são conduzidos pelo Governo do Paraguai.
A Ponte da Integração tem 760 metros de comprimento, resultado de parceria entre os governos do Brasil e do Paraguai, Governo do Paraná e Itaipu Binacional. O objetivo é qualificar o sistema de mobilidade urbana e logístico na fronteira.
Para o uso da via, é preciso o término da Rodovia Perimetral Leste – que inclui aduanas, a qual permitirá o acesso à ponte no lado brasileiro, obra que está com 65% de execução. A construtora afirma que entregará o serviço no fim de novembro deste ano.
Outras pautas
Ratinho Junior e Santiago Peña também trataram, no encontro, de espaços alfandegários, um deles no Porto de Paranaguá. O equipamento é utilizado pelo país vizinho para escoar sua produção.
Com a inauguração da nova ponte, investimentos no Porto de Paranaguá e o programa de concessões rodoviárias, o Paraná pretende ser a principal porta de entrada e saída para mercadorias importadas e exportadas pelo Paraguai por via marítima.
Outro tema abordou uma estrutura na Costa Oeste do Estado que deve passar por ampliação. Trata-se de outra conexão do estado com o Paraguai, uma área alfandegada que pode reduzir o volume de caminhões e o trânsito em Foz do Iguaçu, avaliou Ratinho Junior.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
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