CEO da Nestlé diz que antecessor ‘enfraqueceu estrutura’ da empresa

Nestlé
Foto: Divulgação

O CEO da Nestlé, Laurent Freixe, afirmou que a estratégia de diversificação adotada por seu antecessor, Mark Schneider — que incluiu investimentos em suplementos alimentares e tratamentos para alergias — “enfraqueceu a estrutura da empresa”. Em entrevista ao Financial Times, Freixe criticou o uso de grandes aquisições e vendas de ativos como motor de crescimento da companhia.

Veterano da Nestlé há quase 40 anos, Freixe assumiu o comando da empresa em agosto de 2024. Segundo ele, o foco excessivo em novas categorias durante a gestão de Schneider acabou negligenciando os pilares do negócio: café, alimentos e produtos para pets.

“Se você coloca toda sua ênfase em desenvolver novos espaços… você enfraquece o core [atividade principal da empresa]. Acho que esse é parte do problema que a Nestlé enfrentou”, disse o executivo, segundo a Folha de S.Paulo. “Perder participação no core e enfraquecer a estrutura da organização não é uma proposta vencedora.”

Mudanças na Liderança e estratégia

Schneider, ex-executivo da área de saúde, foi apenas o segundo CEO externo em quase 160 anos de história da Nestlé. Sob seu comando, a companhia realizou diversas aquisições para reposicionar seu portfólio em direção a categorias mais saudáveis e com maior margem de lucro.

Sua saída ocorreu em meio a um ritmo de crescimento mais lento e a atritos com a cultura corporativa tradicionalmente consensual da empresa, conhecida por marcas como KitKat e Nescafé.

Nestlé registra crescimento orgânico de 2,8% no 1T25

A Nestlé, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, anunciou recentemente seus resultados financeiros para o primeiro trimestre de 2025. 

A empresa reportou um crescimento orgânico de 2,8%, alcançando receitas de 22,6 bilhões de francos suíços. 

Este desempenho resulta da combinação do aumento de preços e da inovação em produtos-chave.

A Nestlé observou um aumento significativo em mercados emergentes, que registraram crescimento de 4,5%. 

Por outro lado, mercados desenvolvidos apresentaram um crescimento mais modesto de 1,6%. 

O post CEO da Nestlé diz que antecessor ‘enfraqueceu estrutura’ da empresa apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.