Um dos canais para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tiveram descontos indevidos em seus benefícios solicitarem o pedido de reembolso é a central 135. O atendimento por telefone funciona de segunda a sábado, das 7 horas até as 22 horas.
+ Portabilidade do consignado CLT: saiba como transferir o empréstimo para outro banco
Segundo o INSS, o melhor horário para um atendimento mais rápido é após as 16 horas. Ou então qualquer horário aos sábados.
Os segurados também podem fazer o pedido pela pelo site ou aplicativo Meu INSS, disponível 24 horas. O INSS reforça que não está enviando mensagens de texto, e-mails ou fazendo ligações para tratar sobre esse assunto.
Veja como fazer o pedido pelo Meu INSS:
- Acesse o aplicativo ou o site Meu INSS
- O aplicativo Meu INSS está disponível gratuitamente nas plataformas App Store (iOS) e Google Play Store (Android). Após baixá-lo, será necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. A senha criada servirá também para acessar outros serviços públicos, pois, há alguns anos, todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.
- Com seu CPF e senha e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”
- O aplicativo exibirá o nome da entidade e, também, as opções para que o aposentado ou pensionista possa informar se autorizou, de fato, o débito.
- Ao clicar na opção “Não autorizei o desconto”, o usuário receberá a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação.
- A partir deste momento, basta acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do INSS – Meu INSS (site e aplicativos para iOs ou Android) ou pelo telefone 135. Esses são os únicos canais oficiais do Governo Federal para tratar do assunto.
Processo de ressarcimento
Na terça-feira, 13, o Instituto enviou a mais de 9,4 milhões de segurados uma notificação apontando o registro de descontos nos benefícios. Outros 27 milhões de segurados que nunca tiveram esse tipo de desconto foram avisados que seus benefícios não foram afetados.
A notificação foi o primeiro passo para ressarcir os beneficiários que foram vítimas da fraude dos descontos de mensalidades cobradas sem autorização.
Foi encaminhada a seguinte mensagem:
Quem recebeu essa mensagem, deve conferir os descontos. Caso não reconheça ou não tenha autorizado esse débito, o segurado deve reportar ao INSS. O aposentado ou pensionista não precisa ir pessoalmente a uma agência. O presidente da instituição, Gilberto Waller Jr. afirmou que o INSS ainda estuda a necessidade de abrir ou não esse canal de atendimento preferencial.
Por enquanto, apenas herdeiros de segurados já falecidos devem ir pessoalmente a uma agência, mas é preciso agendar antes.
O post Fraude no INSS: pedido de reembolso de desconto indevido pode ser feito pelo telefone; veja horários apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.