
Criar aplicativos para os sistemas operacionais da Apple costuma ser um desafio para muitos programadores iniciantes, uma vez que (pelo menos oficialmente) é necessário um Mac para desenvolver e compilar os softwares (via Xcode).
A XTOOL, ferramenta desenvolvida com engenharia reversa pelo desenvolvedor independente identificado como kabiroberai, promete eliminar essa limitação, permitindo desenvolver apps iOS em computadores que não sejam Macs.
Posts relacionados
- Swift Build, da Apple, agora é open source; Playgrounds muda de nome
- ChatGPT ganha a capacidade de acessar códigos do Xcode no macOS
- Apple estaria projetando ferramenta de IA para auxiliar desenvolvedores
Estendendo as funcionalidades do Swift Package Manager, a ferramenta é capaz de criar e compilar projetos para iOS, assinar e instalar arquivos no formato .ipa
em iPhones físicos e usar o SDK 1 do Swift para iOS em outras plataformas.
A XTOOL, de certa forma, tenta emular/replicar funcionalidades tradicionais do Xcode via linha de comando. Basta digitar xtool new
, por exemplo, para criar um novo projeto; ou xtool dev
para compilar um aplicativo já inteiramente codado.
Para tal, é necessário um ambiente baseado em UNIX, como é o Linux nativamente ou como pode ser o Windows com o Subsistema Windows para Linux (WSL). Obviamente, a ferramenta também funciona no próprio macOS nativamente.
A XTOOL está disponível em um repositório no GitHub, bem como mais detalhes sobre o seu funcionamento e o passo a passo para instalá-la e usá-la em seu dispositivo.
via TabNews