Mercado Cultural AICE apresenta filmes de Marcos Pimentel durante maio 

Mostra Marcos Pimentel

Mostra Marcos Pimentel
(Foto: Divulgação)

Em comemoração ao aniversário de Juiz de Fora, celebrado em 31 de maio, neste mês, as “Terças do Cinema”, do Mercado Cultural AICE, apresentarão os filmes do cineasta juiz-forano Marcos Pimentel. A mostra já se inicia nesta terça-feira (6), às 19h, com o documentário “Fé e fúria”. Nas próximas semanas, serão apresentados os filmes “Os ossos da saudade”, “Pele” e “Amanhã”.

A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos 1h antes da sessão. O Mercado Cultural AICE fica no segundo piso do Mercado Municipal.

Marcos Pimentel é diretor e documentarista e conta com mais de 90 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Ele se formou na Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e é especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha, além de ser graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF, atual UniAcademia).

Conheça os filmes que serão exibidos na Mostra Marcos Pimentel

‘Fé e fúria’ (documentário / 103 min / 2019)

Documentário que aborda os conflitos religiosos existentes em favelas e subúrbios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. O crescimento desenfreado das igrejas evangélicas e suas relações com os traficantes que comandam as comunidades têm provocado um desequilíbrio de forças religiosas nos morros e favelas, resultando em inúmeros casos de intolerância religiosa que interferem não somente na prática de cultos, mas também na estruturação do território e no comportamento de seus habitantes. “Fé e fúria” aborda a conduta dos “traficantes evangélicos”, revelando como religião e poder caminham juntos nas periferias das grandes cidades brasileiras e alimentam a crescente onda conservadora que paira sobre o país.

‘Os ossos da saudade’ (documentário / 107 min / 2021)

Um filme sobre a ausência, narrado a partir das vivências de pessoas que experimentam sentimentos de falta e distância, espalhados por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. O corpo, a paisagem, a memória e o tempo. Histórias e lugares construídos com recordação, esquecimento e invenção. Uma viagem pelos territórios da memória, da representação e do pertencimento.

‘Pele’ (documentário / 75 min / 2021)

Junho de 2013, impeachment da Dilma, prisão do Lula, anos Bolsonaro, Lava-Jato, Vaza-Jato… o Brasil recente, seus embates políticos e sociais revistos por meio da “pele” da cidade, nos grafites, pixos, outdoors, cartazes, frases de ordem. As imagens das cidades que refletem o país e também revelam desejos, medos, fantasias e devaneios.

‘Amanhã’ (documentário / 106 min / 2023)

Crianças de universos sociais completamente diferentes se cruzaram em 2002 em Belo Horizonte, na Barragem Santa Lúcia, que separa um conjunto de favelas de um bairro de classe média alta. Mesmo morando tão perto, sempre foram tão distantes. Vinte anos depois, o que aconteceu com cada uma delas? Entre 2002 e 2022, o Brasil foi virado pelo avesso. E suas vidas também. Um filme sobre os encontros e desencontros da sociedade brasileira contemporânea.

  • LEIA MAIS sobre Cultura aqui

O post Mercado Cultural AICE apresenta filmes de Marcos Pimentel durante maio  apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.