
Nos desdobramentos da formação do novo conselho de administração da GPA (PCAR3), o fundo de investimento controlado pelo investidor Nelson Tanure nomeou somente um membro para o colegiado da rede varejista, durante assembleia de acionistas realizada nesta segunda-feira (5).
“Optamos apenas por eleger um candidato independente e de nossa confiança, com profundo conhecimento do mercado de varejo, como forma de proteger nosso investimento, tendo em vista o cenário difícil que antevemos para a GPA”, disse Tanure à Reuters.
A proposta de Tanure para destituição do atual conselho da GPA e a eleição de novos membros para o colegiado, ocorreu no final de março. O empresário detém cerca de 7% das ações da empresa.
No entanto, a partir da entrada de chapas sustentadas pelo investidor Rafael Ferri e a família Coelho Diniz, dona da rede de supermercados, o cenário de apoio mudou e os votos se diluíram, o que tornou mais improvável a eleição de todos os indicados de Tanure.
A participação na GPA foi comprada por Tanure no ano passado e, desde então, ele tem demonstrado interesse em comprar mais ações do grupo francês Casino na companhia brasileira, conforme noticiado pela Reuters em março.
Rafael Ferri atinge 5,86% do GPA (PCAR3) e reforça influência
O empresário Rafael Ferri acaba de reforçar sua presença na GPA (PCAR3), dono da rede de supermercados Pão de Açúcar. De acordo com comunicado divulgado ao mercado nesta quarta-feira (16), Ferri atingiu uma participação de 5,86% no capital social da companhia.
A informação foi publicada pela própria GPA, que também afirmou que Rafael Ferri não tem intenção de alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da empresa. Mesmo assim, o aumento de sua participação é mais um capítulo da crescente movimentação do empresário em companhias listadas na Bolsa.
Rafael Ferri amplia fatia em meio a mudanças
Segundo o documento, Ferri adquiriu ações ordinárias do GPA por meio de operações em bolsa e atingiu o novo percentual de participação após movimentações recentes no mercado. A GPA reforçou que a ampliação da posição não altera, neste momento, a governança ou a composição de seu conselho.
A informação chega em meio a um período de transformações na GPA, que enfrenta reestruturações internas e ganhou destaque nas últimas semanas com movimentações envolvendo o empresário Nelson Tanure. O aumento da participação de Ferri reforça o interesse de investidores relevantes na retomada da empresa varejista, que tem enfrentado desafios nos últimos anos.
Vale lembrar que Rafael Ferri é figura conhecida entre investidores e analistas, com histórico de atuação em empresas em fase de reestruturação e reposicionamento. A consolidação de sua fatia na GPA pode indicar uma aposta estratégica na valorização da companhia.
O post GPA (PCAR3): Tanure indica um nome ao conselho; saiba quem apareceu primeiro em BPMoney.