
Líderes do governo e da oposição voltaram a divergir dia 30 sobre o encaminhamento das investigações envolvendo suspeitas de fraudes bilionárias contra aposentados do INSS. As denúncias, feitas pela Polícia Federal, apontam que associações teriam descontado indevidamente cerca de R$ 6,3 bilhões de beneficiários desde 2019.
Durante reunião do Colégio de Líderes, o deputado Zucco (PL-RS), líder da oposição, afirmou que já foram coletadas mais de 171 assinaturas para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso. Segundo ele, embora existam outros 11 pedidos de CPI protocolados anteriormente, a urgência das denúncias justifica que essa investigação seja priorizada. Atualmente, nenhuma CPI está em funcionamento na Câmara, e o regimento interno permite o funcionamento simultâneo de até cinco.
Zucco declarou ainda que a oposição seguirá em obstrução até que o plenário vote o requerimento de urgência do projeto que concede anistia a acusados de participação em tentativa de golpe de Estado, o PL 2858/22.
Fraudes no INSS
Por outro lado, o líder do governo na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), também defendeu o aprofundamento das investigações, mas argumentou que a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) já estão atuando de forma rigorosa no caso. Ele criticou a possibilidade de a CPI ser presidida por um parlamentar do PL, afirmando que isso não traria avanços à apuração. “É um crime abjeto. A linha é ir para cima e investigar tudo. E é bom lembrar que essa investigação começou a partir de decisão do ministro da CGU”, afirmou.
Lindbergh e demais líderes da base também discutiram a pauta de votações da próxima semana, quando haverá esforço concentrado no plenário da Câmara, com sessões previstas de segunda a quinta-feira. Entre os projetos que devem ser analisados está o novo marco legal das parcerias público-privadas (PL 7063/17), que propõe a unificação das regras para concessões, PPPs e fundos de investimento em infraestrutura.
(Com Agência Câmara).
O post Fraudes no INSS acirram disputa entre governo e oposição na Câmara apareceu primeiro em Capitalist.