Baidu lança agente de IA Xinxiang para Android

A gigante chinesa da tecnologia Baidu lançou nesta quarta-feira (23) seu novo agente de inteligência artificial, chamado Xinxiang, para dispositivos com o sistema Android. O lançamento marca mais um avanço da empresa no setor de IA, com o objetivo de competir com soluções internacionais ao oferecer uma ferramenta mais autônoma e versátil do que os tradicionais chatbots.

A palavra-chave da novidade é “agente”. Diferente de assistentes baseados em prompts de texto como o ChatGPT, o Xinxiang é descrito como um sistema capaz de executar tarefas de forma autônoma, acessando dados internos do dispositivo e se conectando a outros softwares para entregar resultados personalizados e complexos.

Leia mais:

  • Pesquisa indica que usuários da Apple pagariam por assinatura de serviço de IA
  • OpenAI demonstra interesse em adquirir Chrome do Google, diz executivo
  • País no Oriente Médio usará inteligência artificial para redigir leis

Disponível inicialmente para Android

Por enquanto, o Xinxiang pode ser baixado apenas em lojas de aplicativos disponíveis na China, como Tencent Myapp, Huawei AppGallery e o Baidu Mobile Assistant. Como o Google Play Store não está disponível no país, essas alternativas são as vias oficiais de instalação.

Chatbot Ernie da Baidu
Ascannio / Shutterstock.com

A versão para iOS está em fase de análise pela Apple. Caso receba a aprovação, o app também será lançado para iPhones nas próximas semanas. Ainda não há previsão de lançamento global.

Funcionalidades ainda em expansão

Segundo a agência Reuters, o Xinxiang é capaz de realizar tarefas como análise de informações e planejamento de viagens, embora não esteja claro o conjunto completo de funcionalidades. O aplicativo é gratuito, e ainda não se sabe se haverá compras internas ou versões pagas.

Samsung paga bilhões ao Google para usar Gemini como IA em celulares

Especialistas observam que as funções mencionadas até o momento — como planejamento e análise — são geralmente associadas a assistentes, mas não a agentes de IA propriamente ditos. A promessa da Baidu, no entanto, é de que o Xinxiang vá além ao conectar diferentes fontes de dados e aplicativos, oferecendo respostas mais contextualizadas e úteis.

Integração com modelos avançados da Baidu

O lançamento ocorre logo após a empresa apresentar dois modelos de IA de última geração: o Ernie 4.5, um modelo multimodal capaz de interpretar textos, imagens, áudios e vídeos; e o Ernie X1, voltado para raciocínio lógico e integração com ferramentas externas.

Esses modelos devem ser a base da operação do Xinxiang, fornecendo a ele capacidades cognitivas ampliadas, como percepção de contexto, compreensão de múltiplos formatos de entrada e execução de comandos complexos.

Conteúdo Relacionado
Insta360 X5

anunciada

Insta360 X5 – Tudo sobre a nova câmera 360º

Fonte: Reuters

Adicionar aos favoritos o Link permanente.