Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas entra com pedido de recuperação judicial

rodovia das cataratas

Integrante do Consórcio Dalba-Bandeirantes, que é responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469), a empresa Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda. entrou na Justiça com pedido de recuperação judicial.

A solicitação foi protocolada no dia 14 de abril, na Vara Empresarial Regional de Ponta Grossa, sob a justificativa de superar uma crise econômico-financeira momentânea.

No pedido, a empresa argumenta que, com a pandemia, a concorrência no mercado aumentou, levando o grupo a conceder mais descontos, o que reduziu ao mínimo os resultados projetados em novas contratações, especialmente em licitações de obras públicas.

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Com a alta dos custos dos insumos, menciona o pedido, e a redução da carteira de obras, “gerou-se resultados negativos progressivos, agravados com o pagamento de taxas de juros elevados, tanto para bancos quanto para os próprios fornecedores”.

Outro problema que a empresa alega é a suspensão de um processo licitatório pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), entre 31 de janeiro de 2024 e 2 de julho do mesmo ano, resultando no cancelamento em 3 de julho.

A decisão comprometeu ainda mais o resultado da Dalba, causando um prejuízo acumulado acima dos R$ 50 milhões entre janeiro e outubro de 2024. A empresa havia vencido um certame de 15 lotes calculado em mais de R$ 1,5 bilhão.

Fundada em 1999, a Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda. é uma empresa familiar com sede em Guarapuava, que atua há 25 anos no ramo de construção civil pesada.

O pedido de recuperação judicial também inclui a Dalba Holding de Participações Ltda., Dalba Concreto Ltda., Consórcio Dalba-Afirma, Consórcio Dalba-Bandeirantes e Consórcio Tamboril.

Ritmo Lento

A empresa já vinha conduzindo a duplicação da Rodovia das Cataratas em ritmo lento e sendo alvo de reclamações, como mostrou reportagem do H2FOZ:

Duplicação da Rodovia das Cataratas segue em ritmo lento –

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em março, a obra atingiu 46,75% de execução e corresponde a um trecho de 8,7 quilômetros entre o trevo de acesso à Argentina e o portal de entrada do Parque Nacional Iguaçu.

Está prevista a implantação de vias marginais, passeios, ciclovia, uma nova ponte sobre o Rio Tamanduá, passa-faunas, iluminação com LED e quatro viadutos.

A obra é resultado de convênio entre o Governo do Estado, o governo federal e a Itaipu Binacional, cujo investimento é de R$ 129.663.982,03.

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