FMI reduz previsão de alta do PIB do Brasil

PIB do Brasil: FMI vê crescimento de 1
FMI/ Foto: Freepik

O FMI (Fundo Monetário Internacional) cortou suas projeções para o crescimento do Brasil e da economia global no próximo ano. O movimento antevê o efeito da guerra comercial provocada pelas tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump.

O organismo espera que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro avance 2,0% em 2025, e não mais 2,2% como previa no último mês de janeiro. Trata-se de uma desaceleração ainda mais intensa em relação a 2024, quando o país cresceu 3,4%.

Nesse ritmo, o Brasil deve crescer bem abaixo dos seus pares emergentes e em desenvolvimento, que tendem a acelerar o passo e crescer 3,7% neste ano, segundo o FMI.

Por outro lado, o país tende a se expandir acima das economias avançadas, cuja projeção é de alta de 1,4% em 2025, e em linha com a América Latina e Caribe, cuja estimativa é de alta de 2%.

O FMI também está menos otimista com a expectativa de crescimento do Brasil em 2026. Segundo o Suno, a entidade projeta que a atividade doméstica mantenha o ritmo de expansão de 2,0% no próximo ano, e não de 2,2%, como estimava inicialmente.

FMI: economia global deve escapar de recessão, apesar de tarifas

A economia global deverá evitar um período de recessão, apesar do impacto da guerra comercial no crescimento mundial. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (17) pela diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Kristalina Georgieva.

As interrupções no comércio provocadas pelas tarifas, porém, “têm custos” e deverão provocar reduções “significativas” nas perspectivas de crescimento global, ponderou Georgieva durante evento que marca o início das “Reuniões da Primavera”, um encontro de líderes financeiros globais, organizado pelo FMI e pelo Banco Mundial.

O evento se encerra na próxima semana com a publicação do relatório WEO (World Economic Outlook), que trará um panorama do futuro da economia mundial. “Isso é um lembrete de que vivemos em um mundo de mudanças repentinas e profundas”, disse a diretora durante coletiva, de acordo com o Valor. “E é um chamado para responder com sabedoria.”

O post FMI reduz previsão de alta do PIB do Brasil apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.