Primeiro sistema de para-raios utilizando drones para proteção de cidades e estruturas

A empresa de tecnologia Nippon Telegraph and Telephone Corporation (NTT) declarou ter projetado o primeiro sistema de disparo e orientação de raios do mundo que utiliza drones voadores. Ou seja, drones pára-raios!

Eles têm realizado testes desde o ano passado, e com os resultados positivos obtidos, a empresa espera que essa rede de drones seja implementada em cidades e infraestruturas importantes como medida de proteção preventiva.

Sistema de drones para-raios para proteção de estruturas e cidades

Segundo estatísticas compartilhadas pela NTT, incidentes e danos causados por raios não são tão raros, e todos os anos o Japão sofre cerca de 100 bilhões a 200 bilhões de ienes (até US$ 1,4 bilhão) em danos causados ​​por raios – fora os danos causados a humanos. Ainda segundo o relatório da empresa japonesa, os para-raios convencionais não oferecem a cobertura desejada ou podem ser difíceis de instalar em algumas estruturas.

O experimento realizado pela NTT tinha a intenção de solucionar os problemas citados acima, colocando os drones para realizar essa tarefa. A empresa utilizou equipamentos de monitoramento de solo para avaliar o perigo de raios em uma área. Basicamente, quando nuvens de tempestade se aproximavam e flutuações no campo elétrico eram observadas, um drone era enviado para interceptá-lo.

Os drones da empresa são equipados com uma gaiola resistente a raios. Em um voo de teste em 13 de dezembro de 2024, um drone conectado a um fio terra foi levado a 300 metros de altitude para se aproximar de uma nuvem de tempestade suspeita. A NTT afirma ter observado um pulso elétrico massivo e ter alcançado “a primeira indução de raio bem-sucedida do mundo usando um drone“.

Quando o raio atingiu o drone, ele pôde continuar a voar graças à proteção da gaiola, embora parte dele tenha derretido. Para a empresa, é fundamental que o drone possa permanecer no ar após ser atingido, e antes deste teste ao vivo, ela os havia testado com sucesso em rajadas de até 150.000 amperes.

A NTT pretende continuar aprimorando seus drones de disparo e orientação de raios, além de possuir planos de pesquisa e desenvolvimento para armazenar a energia dos raios que são desviadas com segurança.

FONTE: NTT

Conteúdo Relacionado
Insta360 X5

anunciada

Insta360 X5 – Tudo sobre a nova câmera 360º

Adicionar aos favoritos o Link permanente.