
De acordo com a Bloomberg, a Apple deverá passar por mais uma reestruturação em sua divisão de vendas com a saída de um de seus executivos mais experientes nos próximos meses.
Isso porque Mark Rogers, vice-presidente responsável pelas vendas corporativas globais e pela região da Europa Ocidental, anunciou internamente que deixará a empresa ainda neste ano. A informação foi revelada por fontes próximas a ele.
Rogers tem uma trajetória longa na Maçã, onde trabalha há 27 anos e ocupa o cargo de vice-presidente desde 2013. Atualmente, ele lidera as vendas para empresas em todo o mundo e comanda os negócios em países como Reino Unido, Alemanha e França.
Com sua saída, a Apple dividirá suas responsabilidades entre dois executivos já atuantes. Juan Castellanos, que cuida das operações na Europa Central e Oriental, Oriente Médio e África, também passará a liderar a região da Europa Ocidental.
Já Vivek Thakkar, responsável pelas vendas corporativas e de operadoras nos Estados Unidos, assumirá o comando das vendas corporativas em nível global. Ambos continuarão se reportando a Mike Fenger, vice-presidente sênior de vendas da Apple.
Procurada, a empresa não quis comentar a mudança.
Reestruturações vêm se tornando frequentes na empresa
Essa movimentação acontece em meio a outras reformulações internas na Apple. Fenger assumiu a liderança da área de vendas após a saída de Doug Beck em 2023.
Na mesma época, a empresa reestruturou parte da operação, criando uma região específica para a Índia — que passou a ter um status mais estratégico — com o executivo local, Ashish Chowdhary, se reportando diretamente a Fenger.
Embora Rogers só vá sair daqui a alguns meses, a data de hoje marca um momento importante no calendário interno da Apple: é quando vencem as ações restritas concedidas a muitos funcionários. Por isso, é comum que executivos de longa data escolham esse período para deixar a empresa.
Nos últimos meses, a gigante já havia perdido outros nomes importantes do alto escalão, como Dan Riccio (ex-chefe de engenharia de hardware) e Carol Surface (ex-diretora de recursos humanos).
Em março passado, a companhia também fez mudanças na área de inteligência artificial e nomeou um novo responsável pela Siri. Mais recentemente, foi anunciado um novo vice-presidente para liderar as operações das lojas de varejo no mundo todo.