

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) anunciou, na noite desta quarta-feira, 2, que a Viação Progresso deixará de operar no transporte coletivo da capital sergipana. A empresa será substituída pela RS Transportes, que iniciará suas atividades de forma antecipada nesta quinta-feira, 3, com previsão de transição total até o dia 10 de abril.
De acordo com a PMA, a mudança ocorre em razão do Decreto nº 8.042/2025, que estabelece novas diretrizes para o sistema de transporte coletivo da cidade. Entre as principais exigências do decreto estão os limites de vida útil dos ônibus: apenas veículos a combustão com até 12 anos de uso e elétricos com até 15 anos poderão operar na capital.
A prefeitura justificou que, diante dessas novas regras, a substituição da Viação Progresso tornou-se necessária. Para evitar desassistência à população e garantir a manutenção de pelo menos 80 veículos em circulação, equivalentes à frota da empresa substituída, a operação da RS Transportes foi antecipada.
Em Aracaju, a operação do grupo Progresso envolve a Viação Progresso, Viação Tropical e Autoaviação Paraíso.
Novas regras
As novas regras para o transporte público de Aracaju foram anunciadas no último dia 10 de março. Segundo a PMA, a medida visa melhorar a qualidade do transporte público e substituir gradualmente veículos em condições precárias. As novas regras fixam limites para a vida útil dos ônibus: 12 anos para veículos a combustão e 15 anos para ônibus elétricos; e também determinam que os ônibus devem ser mantidos em perfeito estado de funcionamento, conservação e asseio. Na época, a PMA informou que as empresas terão um prazo máximo de 30 dias para se adequarem às novas regras.
Por Verlane Estácio com informações da PMA
O post RS Transportes substituirá Viação Progresso no transporte em Aracaju apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.