Step Ads: empreendedorismo e gestão de tráfego impulsionam negócios

Foto: Divulgação

O mercado tem se beneficiado muito do empreendedorismo digital. Um exemplo de sucesso, nesse sentido, é a Step ADS, fundada por Lucca Cardoso. O empreendedor transformou sua expertise em gestão de tráfego em um modelo de negócio que surgiu a partir da necessidade de potencializar resultados por meio de estratégias digitais.

Durante a pandemia da Covid-19, Cardoso viu uma oportunidade de se especializar e desenvolver um método eficiente de gestão de tráfego, que logo passou a ser aplicado em diversas empresas. Seu trabalho chamou a atenção do mercado e possibilitou a consolidação da Step Ads.

Atualmente, a companhia atua de forma integrada com seus clientes, assegurando uma abordagem estratégica e personalizada. Com um olhar atento ao marketing digital como um todo, a Step Ads não se limita à gestão de tráfego, mas busca compreender e otimizar todos os canais de comunicação e conversão. 

Confira a entrevista na íntegra: 

Como veio a ideia de criar a Step Ads e como foi o processo de criação? 

Eu sempre fui uma pessoa muito comunicativa. Sempre na época de escola, eu tentava participar de feiras sociais. Eu fazia parte do grêmio estudantil da escola, participava do time de futebol, organizava as camisas do terceiro ano da Gincana, do terceiro ano da minha escola. Com isso, sempre foi uma coisa muito natural esse envolvimento com coisas práticas.

Então quando eu cheguei aos 18 anos, eu sinto que é uma idade muito jovem para você saber o que quer fazer com a sua vida. Então, eu escolhi um caminho que acho abrangente e que ajudou, inclusive, nas minhas decisões futuras, que foi a administração. Quando fiz administração, me deu um leque amplo de entendimento sobre empresas, o que me possibilitou atuar em qualquer área dentro desse âmbito de empreendedorismo.

Na época da pandemia, fui desligado da empresa em que trabalhava e queria aprender alguma coisa voltada para a internet, para ter essa possibilidade de trabalhar online. Então, fiz um curso de dropshipping, um modelo de negócio. Através desse curso, imergi muito no universo do marketing digital.

Aprendi muito sobre websites, e-commerce, sucesso do cliente, gestão de tráfego, marketing de performance e crescimento de empresas. A partir dessa empresa que foi criada, a Romera Flash Sunglasses, desenvolvemos um método digital para atingir um faturamento expressivo.

E aí, quando criamos esse método, pensamos: “Isso aqui pode ser reaplicado para outras empresas.” Com certeza, conseguimos pegar outras empresas e aplicar essa metodologia, tendo a gestão de tráfego como pilar principal, para colher resultados.

Foi aí que, junto com esse resultado e com a criação do método, outras pessoas próximas começaram a nos pedir para fazer a gestão de tráfego também dentro de suas empresas. E esse foi o meu primeiro contato, aplicando não só na minha empresa, a Flash Sunglasses, mas também em outros negócios.

Então, foi o meu primeiro contato real com a prestação de serviço para outras empresas. A partir disso, tive contato com a primeira pessoa que fez um contrato e foi minha primeira experiência oficial com a prestação de serviços. Depois, fomos nos consolidando como empresa e nos especializando em algumas áreas dentro da gestão de tráfego.

Com isso, começamos a atender muito o nicho de eventos. Passamos a trabalhar com o Boteco do Gusttavo Lima, o evento do Luan Santana, Jorge & Mateus (Único), entre outros. Também atendemos algumas empresas de grande porte, com atuação não só regional, mas também nacional, como a Avatim, que é uma rede de franquias presente em todo o Brasil.

A empresa foi se descobrindo ao longo do tempo. Surgiu com essa ideia de prestar serviços e acabou crescendo organicamente.

Como a Step Ads funciona e quais foram seus principais projetos até aqui?

Uma percepção que tivemos quanto ao produto foi que as agendas estavam muito voltadas apenas para a parte de gestão de tráfego. No entanto, vemos a gestão de tráfego como um dos canais responsáveis pelo resultado de uma empresa, e não como o único. Apesar de ser o nosso produto principal, no processo de interação com o cliente, quando apresentamos a estratégia, gostamos de enfatizar que somos parte da empresa e talvez um dos principais motores, mas sempre conectados com todo o restante do sistema de marketing.

Hoje, somos uma parte que se integra muito bem a uma empresa, um verdadeiro parceiro. Participamos desde o planejamento, alinhando-nos ao time de marketing do cliente. Buscamos entender qual é o planejamento principal, os objetivos estratégicos e como ele foca suas campanhas de marketing. Nosso objetivo é sempre extrair essa visão mais ampla e aplicá-la à gestão de tráfego, que é a nossa especialidade. Acredito que essa é uma das coisas que fazemos muito bem.

Nesse processo, especialmente na etapa de planejamento, buscamos compreender o que o cliente tem em mente para sua marca. A gestão de tráfego é, de fato, um dos principais motores desse processo, sendo o momento estratégico para investir. Nos conectamos de forma eficiente ao marketing do cliente para alcançar esse objetivo macro.

Como você avalia a importância do setor digital no empreendedorismo?

Eu vejo o setor digital e o empreendedorismo como uma grande alavanca de crescimento. Acho que há um potencial de expansão que não tem teto, sabe? Se você conseguir trabalhar bem, entender os pilares essenciais dentro do digital e analisar cada canal com atenção, poderá alcançar um crescimento exponencial muitas vezes inimaginável.

É fundamental prestar atenção aos seus canais — tráfego orgânico, tráfego pago — e olhar com cuidado para o seu cliente, que é o seu principal ativo. Muitas vezes, vejo empreendedores do digital analisando esses canais de forma muito separada. No entanto, acredito que é essencial ter um objetivo muito claro e pensar em cada canal individualmente, mas sempre alinhado a essa meta principal.

Se você está investindo em tráfego orgânico, deve se perguntar: “De que forma posso construir uma narrativa para atingir meu objetivo?” No tráfego pago, é preciso avaliar quais plataformas melhor atendem a esse propósito. É o Google? O Facebook? O YouTube? O Instagram? E no email marketing, como posso me comunicar com meu público para alcançar essa mesma meta?

O ideal é enxergar toda essa estrutura digital de forma holística, sempre buscando conexões entre os pontos. Não devemos deixar pontas soltas, mas sim integrá-las ao objetivo geral da empresa.

Você acredita que adesão de software de IA pode contribuir para a Step Ads?

Assim, lembro que, quando estava no início, dois anos atrás, as pessoas tinham muito medo de que a inteligência artificial substituísse o trabalho e tornasse algumas profissões obsoletas. Mas acredito que temos um ativo humano — a capacidade de pensar — que é impossível de ser substituído.

Acho que a inteligência artificial vem, de fato, como um facilitador nesse processo. Se não inserirmos as informações corretas e o que queremos dela, não conseguiremos extrair o seu melhor. Até porque a inteligência artificial precisa aprender com a gente; devemos fornecer os dados para que ela nos entregue a melhor versão do que tem a oferecer.

No meu negócio, ela tem facilitado muito, especialmente na criação de briefings, anúncios, desenvolvimento de posts para blogs e estruturação de emails marketing. Também tem ajudado bastante na automação de respostas e no desenvolvimento de chatbots para sites de e-commerce.

A OpenAI, que talvez seja a maior plataforma de inteligência artificial disponível hoje no mercado, consegue fazer integração com quase qualquer ferramenta que você queira, por meio do chamado open source. Eles fornecem um código aberto para que desenvolvedores possam utilizá-lo e personalizá-lo.

Por isso, surgiram muitas inteligências artificiais dentro do WhatsApp, como o Pinzap, que permite subir informações financeiras e receber um resumo categorizado de cada transação diária. Outro exemplo é a Soffia, uma ferramenta de nutricionista online que, a partir dos dados inseridos, gera uma dieta personalizada com base nessas informações.

De fato, temos a inteligência necessária para compreender que somos humanos, pensamos e raciocinamos. A inteligência artificial veio para somar ao que já temos como capacidade cognitiva.

Falando de futuro, quais são os projetos e metas da Step Ads para 2025?

A Step Ads é uma empresa jovem, nascemos há dois anos no mercado e, desde então, temos batido nossas metas. Para nós, é muito relevante ter esse viés de crescimento constante. Queremos crescer muito, sempre, todos os anos.

Nossa meta é sempre dobrar o faturamento, o número de clientes e, de fato, a oferta de produtos. Buscamos sempre a melhor forma de fazer isso acontecer. Então, para este ano, temos o objetivo de dobrar nosso faturamento e alcançar um equilíbrio saudável, mantendo os clientes que já fazem parte da nossa base.

Sabemos que manter um cliente na casa por mais tempo é muito mais barato e vantajoso. Queremos que ele se torne um promotor da marca, e não um detrator. Essa cultura é muito forte aqui. Nosso foco é olhar para dentro, cuidar dos nossos clientes e garantir que estejam satisfeitos. Não adianta atrair novos clientes e perder os antigos — isso criaria um “balde furado”. Por isso, buscamos fortalecer nossa base e expandi-la com qualidade.

A Step Ads fechou este ano o seu maior contrato: a turnê de 25 anos de Jorge & Mateus, que atenderemos em todo o Brasil. Esse é, de longe, o nosso maior projeto, tanto em termos de reconhecimento quanto de relevância para a marca. Foi um grande marco para nós.

Temos focado bastante no setor de eventos e queremos atender projetos em todo o país. Vamos trabalhar no Arbo Festival, em Florianópolis, que acontecerá em maio. Também estamos negociando eventos no Rio de Janeiro e em São Paulo, que são focos estratégicos para nós.

Para os próximos cinco anos, eu vejo a nossa marca se espalhando pelo Brasil todo, representando a cor azul que carregamos no peito. Queremos levar nossa identidade e consolidar nosso posicionamento no mercado.

O nosso maior objetivo, é oferecer performance sem enrolação. Sabemos que o cliente entende profundamente o seu próprio produto, e é nosso papel ser transparentes e objetivos sobre marketing de performance. Precisamos ser sempre muito claros e diretos.

Nosso compromisso é entregar o funcionamento exato do marketing de performance para cada cliente. Ele domina o seu serviço, e nossa missão é ser o mais transparente possível na entrega de resultados. Isso é o que pregamos: uma performance sem enrolação, onde o cliente foca no que faz de melhor e nós garantimos que ele tenha os melhores resultados.

Essa é a principal mensagem que queremos fortalecer nos próximos cinco anos: espalhar essa filosofia, crescer no número de clientes e expandir nosso faturamento de forma sustentável.

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