Novos empréstimos na China saltam a nível recorde em janeiro e ultrapassam expectativas

Os bancos da China aceleraram a concessão de empréstimos para nível recorde em janeiro, à medida que o setor atendeu aos apelos do governo chinês de fornecer mais ajuda à economia.

Em janeiro, os bancos chineses liberaram o valor inédito de 5,13 trilhões de yuans (US$ 703,72 bilhões) em novos empréstimos, ante 990 bilhões de yuans repassados em dezembro, segundo dados publicados nesta sexta-feira, 14, pelo PBoC, como é conhecido o banco central do país.

O valor também superou os 4,3 trilhões de yuans previstos por economistas para janeiro, em pesquisa do The Wall Street Journal. O recorde anterior, de 4,92 trilhões de yuans, havia sido estabelecido em janeiro de 2024.

O financiamento social total, uma medida mais ampla do crédito na economia chinesa, saltou para 7,06 trilhões de yuans em janeiro, ante 2,86 trilhões de yuans em dezembro.

A base monetária da China (M2), por sua vez, teve acréscimo anual de 7% em janeiro, perdendo força ante a alta de 7,3% de dezembro e abaixo do consenso do mercado, de acréscimo de 7,4%. Fonte: Dow Jones Newswires.

O post Novos empréstimos na China saltam a nível recorde em janeiro e ultrapassam expectativas apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.