Trump promete guerra tarifária

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu, nesta segunda-feira (20), impor tarifas e impostos a outros países em um discurso inaugural fortemente nacionalista após fazer o juramento de posse.

“Começarei imediatamente a reformular nosso sistema comercial para proteger os trabalhadores americanos e suas famílias”, afirmou Trump.

“Em vez de tributar nossos cidadãos para enriquecer outros países, cobraremos tarifas e impostos de países estrangeiros para enriquecer nossos cidadãos”, declarou.

Desde sua vitória eleitoral em novembro, o republicano tem mirado tanto em aliados quanto em adversários, levantando a perspectiva de novas tarifas para pressionar outros países a tomar medidas mais duras diante das preocupações dos Estados Unidos.

Antes de seu retorno à Casa Branca, Trump prometeu impor tarifas de 25% sobre as importações canadenses e mexicanas, e 10% adicionais sobre os produtos chineses, caso não fizessem mais em relação à imigração ilegal e ao fluxo de fentanil para os EUA.

Durante a campanha eleitoral, ele também lançou a ideia de impor tarifas muito mais altas às importações chinesas.

Mas, nesta segunda-feira, ele se absteve de revelar novas tarifas aplicadas a produtos importados quando um comprador nos EUA adquiri-los no exterior.

Em seu discurso, reiterou o seu plano de criar um “Serviço de Receita Externa” para coletar tarifas e impostos de importação, juntamente com a criação de um “Departamento de Eficiência Governamental” destinado a cortar os gastos públicos federais.

O post Trump promete guerra tarifária apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.