The Economist revela qual é a melhor cidade para se viver na América Latina

Um estudo da revista The Economist destacou Buenos Aires como a melhor cidade da América Latina para se viver em 2024. A capital argentina venceu o Rio de Janeiro e São Paulo na disputa nacional, duas capitais brasileiras importantes.

Para classificar as cidades, o levantamento avaliou cinco categorias: estabilidade, saúde, cultura e ambiente, educação e infraestrutura.

Assim, elas foram ranqueadas em um índice que contemplou 173 localidades globais, que mediu a qualidade de vida em diferentes contextos urbanos.

As três primeiras cidades do ranking ultrapassaram os 80 pontos, assim mostraram forte desempenho. Rio de Janeiro e São Paulo apareceram entre as sete melhores cidades da América Latina, logo, as brasileiras também se destacaram no ranking.

Casa Rosada, em Buenos Aires, é a morada do Poder Executivo argentino – Imagem: reprodução/Wikipédia

Movimento migratório e desafios regionais nas cidades latino-americanas

Cidades com alta pontuação na América Latina, como Buenos Aires e Montevidéu, enfrentam desafios de migração interna. O fluxo migratório tem crescido mais rápido do que a emigração para nações desenvolvidas, o que impactou a estrutura urbana.

Venezuelanos, em particular, buscam refúgio devido à instabilidade política e econômica em seu país. Isso tem levado a uma movimentação populacional significativa entre nações da América Latina e gerado novas dinâmicas sociais.

Veja o ranking das melhores e piores cidades da América Latina onde morar:

  1. Buenos Aires (Argentina): 82.8

  2. Montevidéu (Uruguai): 81.2

  3. Santiago (Chile): 80.8

  4. San Juan (Porto Rico): 78.8

  5. Lima (Peru): 74.2

  6. San José (Costa Rica): 73.6

  7. Rio de Janeiro (Brasil): 70.2

  8. São Paulo (Brasil): 69.3

  9. Assunção (Paraguai): 66.4

  10. Quito (Equador): 63.6

  11. Manaus (Brasil): 62.5

  12. Bogotá (Colômbia): 61.2

  13. Querétaro (México): 61.2

  14. Cidade do México (México): 60.9

  15. Aguascalientes (México): 56.5

  16. Cidade da Guatemala (Guatemala): 56.5

  17. Caracas (Venezuela): 44.9

Caracas, a capital da Venezuela, enfrenta enormes dificuldades, pois esta entre as menos habitáveis do mundo. Ao ocupar o 164º lugar, o local apenas supera Kiev, capital da Ucrânia que está em uma zona de conflito armado.

A crise na Venezuela reflete-se na qualidade de vida urbana e marca um contraste com outras cidades da região. O cenário político e econômico desfavorável afeta duramente a população local e estimula a migração.

Atração Global das cidades canadenses

Calgary e Vancouver, no Canadá, também se sobressaíram como destinos atraentes, ao figurar entre as dez melhores cidades do mundo. Toronto também teve um bom desempenho, o que reforça o Canadá como um país com bastante qualidade de vida e muito desejado por expatriados.

O sistema de saúde e educação canadense recebe alta avaliação e contribui para a estabilidade e segurança. Tais fatores fazem do país uma opção frequente para migrantes, além de destacá-lo entre as Américas.

O post The Economist revela qual é a melhor cidade para se viver na América Latina apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.