Acordo entre a Apple e empregados de loja em Maryland é ratificado

Acordo firmado entre Apple e sindicato

Anunciado no final de julho, o acordo entre a Apple e os funcionários da loja Towson Town Center (em Maryland) foi ratificado ontem, segundo informações da Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores Aeroespaciais (International Association of Machinists and Aerospace Workers, ou IAM).

Os 85 funcionários que formam a Coalizão de Funcionários de Varejo Organizados (Coalition of Organized Retail Employees) da IAM (IAM CORE), com isso, garantiram pelo menos três anos de condições melhores de trabalho que “melhoram o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, aumentam os salários e ajudam a proteger a segurança do emprego”, segundo o sindicato.

Posts relacionados

  • Grupo de funcionários de efeitos visuais do Apple TV+ visa sindicalização
  • Funcionários da Apple em Nova Jersey iniciam campanha de sindicalização
  • Vídeo revela tensões nas negociações entre Apple e funcionários de Maryland

Trata-se do primeiro acordo do gênero firmado entre a Apple e um sindicato, o qual estava em negociações com a empresa quanto aos termos a serem firmados desde janeiro de 2023. Em maio deste ano, os funcionários em questão assinaram uma autorização de greve na loja — o que pode ter influenciado a decisão da Maçã de promover o contrato histórico.

O acordo, vale recordar, prevê coisas como uma melhoria no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; aumentos salariais de 10% ao longo do contrato e inicial de 80% das classificações de emprego; segurança no trabalho com limites para contratados e cláusula de indenização; e processo disciplinar justo e claro para promover maior transparência.

Para o Comitê de negociações da IAM CORE, o acordo não apenas atende, como também excede as necessidades e expectativas dos membros, definindo um padrão para os trabalhadores da Maçã como uma espécie de modelo que poderá servir como base para futuras negociações para funcionários do setor.

Prometendo uma expansão para além de Maryland, o IAM CORE promete “trabalhar para garantir um acordo para mais trabalhadores da Apple” em todos os Estados Unidos — o que significa que poderemos ver mais casos como o da Towson Town Center futuramente.

via AppleInsider

Adicionar aos favoritos o Link permanente.