João do Joaninho declara apoio a Margarida e promete investimento em transporte para saúde

joão do joaninho

A Rádio Transamérica entrevistou, nesta quarta-feira (19), João do Joaninho (PSB), na série com os vereadores eleitos em Juiz de Fora. Ele vai para o seu quarto mandato na Câmara Municipal, após receber 3.036 votos. 

  • LEIA MAIS notícias sobre Política aqui

Transamérica: Muita gente pergunta, por que João do Joaninho? É em homenagem ao Sr. Joaninho da Associação dos Cegos?

João do Joaninho: Não, rapaz, o Sr. Joaninho era o meu pai. Ele não tinha a ver com a Associação dos Cegos, ele era lá de Torreões, coisa de área rural. Ele se chamava João também, mas na área rural, você sabe, Zé, Maria, João.,, Se você não põe um apelido ali na frente não acha a pessoa. Aí, desde novinho, me chamavam de João, filho do Sr. Joaninho. Como eu já tinha esse apelido mesmo, e o meu pai que era o cara, aí quando me chamaram, dois anos antes, ele faleceu. Não me viu vereador, porque a primeira campanha minha foi em 2004. 

Transamérica: Em quem você vai votar para a presidência da Câmara?

João do Joaninho: Nós estamos conversando muito e tudo indica que deve ser o Zé Márcio, que provavelmente deve continuar lá. Mas acho que ainda falta algum tempo, a mesa de diretora é uma outra campanha, um outro sentido e tomara que seja o melhor para a casa, né? 

Transamérica: Quais são os seus projetos, as suas metas a trabalhar?

João do Joaninho: Tem alguns projetos sim, principalmente na área de saúde, mas eu quero conhecer mais a Casa, os projetos existentes, para não ser competitivo. Porque hoje, às vezes, o projeto tem que fazer cumprir os projetos que existem na Câmara. Já tem muito e não cumpre. O vereador quer bater meta de: “ah, esse projeto é meu”, mas fazer acontecer mesmo, às vezes, a pessoa não acompanha, o vereador não acompanha. Pode acontecer de ser um projeto bom que fica meio esquecido. Então vamos entrar lá, dar uma sacudida e ver. O meu trabalho social, que eu já mantenho em transporte de pessoas em saúde vai voltar com todo vapor. Inclusive, essa semana mesmo, de quarta para quinta, eu estive em Brasília, encontrei lá com o deputado federal, com o Cleitinho, já buscando emenda parlamentar, que é a época, justamente para fomentar a saúde de Juiz de Fora.  E a gente, em parceria com quem ajudar, vai fazer um bom trabalho para o povão, ter os atendimentos igual tinha em São Pedro e outros bairros aí, porta aberta para atender as comunidades. Então os projetos são muitos, a vontade é muita, e vamos batalhar. 

Transamérica: Em relação à Prefeitura, você terá uma postura de oposição, situação, ou vai analisar cada caso? 

João do Joaninho: Eu já tenho uma parceria, sim, com a Margarida, desde a outra vez. O segundo turno dela eu apoiei nessa campanha, Apoiei mesmo, porque o meu partido, que é o PSB, já ficou ligado, nosso presidente é o vice dela, o Detoni. Agora, vamos de caso a caso, porque eu estou eleito pelo povo, temos uma linha, sim, a cumprir, não estamos ali para bater de frente com ninguém, mas o que for bom para o povo, eu estou junto, 100%.

Transamérica: Você disputou para deputado estadual uma vez, não disputou?

João do Joaninho: Nunca.

Transamérica: E tem essa pretensão agora, em 2026, ou não te passa pela cabeça? 

João do Joaninho: Não tenho. Eu só não falo o seguinte, “dessa água eu não bebo”. Só não falo isso, mas não tenho pretensão. Não tenho, porque já foi tempo, eu tinha três mandatos consecutivos lá, tive oportunidades, mas eu tenho meus negócios aqui, tenho minha vidinha. 

Transamérica: O que mudou da Câmara que você pegou por três mandatos? Você teve dois anos que não foi eleito, não disputou. Nessa eleição, houve alguma mudança no cenário político que talvez te motive a fazer algumas ações diferentes dos três primeiros mandatos? 

João do Joaninho: Olhando pelo lado de apoio ao povo, o que precisa é de dinheiro. Não é o vereador ter dinheiro no bolso. O que precisa é a economia estar bem. O que precisa é a Prefeitura estar fomentando os trabalhos de saúde, de esporte, de educação. E agora, o que está inovando para mim, nesse mandato que eu vou entrar, são as emendas parlamentares, que são emendas que têm que ser cumpridas. Eu já tenho o valor expresso que passou do mandato passado, dois milhões e pouco, e agora eu acredito que cresce o orçamento, crescem as emendas também. Então dá para ajudar muitos bairros, muita gente direcionada em cima das causas justas, que eu rodei durante a campanha e vi que tem muita coisa para ser feita. 

Transamérica: Você falou rapidamente, mas eu queria que você falasse um pouco mais. Você tinha um trabalho de conduzir pessoas pelos bairros, aquele trabalho de vans, não é isso? Você pretende retomar esse trabalho, mas em que formato agora? 

João do Joaninho: Na verdade, eu nunca parei. Fiquei fora (da política) e nunca parei. É lógico que não na totalidade do que fazíamos antes. Antes eu tinha um mandato, tinha o dinheiro do salário de vereador, não pedia nada a ninguém. Então eu transportava as pessoas e ainda transporto as pessoas. É uma van que pega pessoas de todos os bairros, levando o pessoal para a hemodiálise, fisioterapia, quimioterapia, entendeu? E isso eu vou dar um outro incremento e ter mais um carro para atender. Isso é uma das primeiras coisas que vamos agir. Além de atender a área rural, porque eu sou da área rural, e vários bairros que cresceram demais, e a Prefeitura nunca legaliza o que tem que legalizar, e Juiz de Fora vai crescendo, a pessoa quer fazer uma casinha, tem muitas ruas que faltam extensão de rede elétrica, falta extensão de água e esgoto, às vezes coisas até simples e eu não sei porque isso bate na Prefeitura e não dá o trâmite. Então essas são umas brigas que eu vou entrar lá para mudar um pouco essa conjuntura. 

Transamérica: Nós falamos de assistência social, e na área de saúde, você pretende trabalhar por mais investimentos, em que formato, Joaninho? 

João do Joaninho: Olha bem, eu já tive uma experiência boa, porque eu moro em São Pedro e eu já tinha um atendimento de fisioterapia, de advogado, de psicólogo, e quando eu saí (da Câmara), eu não tive condição de manter, eu fechei essa casa, fiquei só com transporte de pessoas e tratamento de saúde. Então esses pontos eu quero ter em São Pedro, aqui na região Sudeste, de Santa Luzia, na Zona Norte, talvez no Francisco Bernardino. Durante o mandato eu vou abrir essas frentes, em parceria com os deputados, com emendas parlamentares, e força própria nossa mesmo, com parcerias. 

Transamérica: Você também trabalha na questão rural, como está a situação do produtor rural hoje? Que tipo de tração você pretende desenvolver? 

João do Joaninho: O produtor rural vem sofrendo há tempo. Tem um atendimento da Secretaria de Agricultura? Tem. Mas do jeito que de quando eu saí e hoje está, pelo conhecimento que eu tive, andou pouco. O maquinário mesmo, que a pessoa precisa para quê? Para plantar, para colher. Porque tudo que a gente tem aqui é do produtor rural. Para escoar seu leite precisa de uma estrada boa. Nesse governo até que não pode reclamar. Mas com certeza o maquinário de trator, agrícola e outros mais, temos que ter implemento, tem que ter dinheiro e investimento nisso pra fazer uma Secretaria de Agropecuária decente para o produtor rural ter condição de manter um funcionário, manter um caseiro e evitar o êxodo rural. 

Transamérica: Joaninho, o que você falaria agora para os seus 3.036 votos depois das eleições? 

João do Joaninho: É só agradecer. Dois mandatos fora não é fácil. E uma coisa que eu prometo: não decepcionar, trabalhar. Já tive agora em Brasília, fiquei dois, três dias por lá, justamente para buscar recurso, e não foi nada ainda.

O post João do Joaninho declara apoio a Margarida e promete investimento em transporte para saúde apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.